A relevância do diagnóstico interdisciplinar da dislexia
Palavras-chave:
Dislexia, Diagnóstico, Equipe Interdisciplinar, IntervençãoResumo
A dislexia se apresenta como um dos distúrbios de linguagem de grande prevalência no Brasil, por isso a importância de se concentrar estudos em torno deste assunto. Verifica-se que o diagnóstico interdisciplinar e precoce contribui eficazmente para minimizar os impactos dessa patologia no processo de aprendizagem e promover a socialização educacional e cultural do disléxico. Isso posto, objetiva-se com este estudo descrever a dislexia, apontar alguns sinais que alertam para a necessidade do diagnóstico adequado e tempestivo, identificando os profissionais que compõem o grupo interdisciplinar de forma a minimizar os impactos desse distúrbio nas esferas emocionais e comportamentais da criança e de sua família. No que se refere à metodologia, esta pesquisa se apresenta quanto à forma de abordagem do tema, como qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, como exploratória e com relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica porque foi realizada revisão da literatura na Associação Brasileira de Dislexia (ABD), na base de dados ScIELO e nas obras literárias que contemplam essa temática nos últimos 10 anos. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que a intervenção de equipe interdisciplinar da instituição de ensino junto a esse sujeito tem se mostrado como estratégia mais adequada para possibilitar a obtenção de resultados satisfatórios.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.