Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não foi publicada e nem está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: https://www.rchunitau.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto utiliza tamanho A4, com margens em 2,5 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O texto não contém a identificação dos autores, a fim de garantir o sigilo nas avaliações. A identificação de todos os autores (nome completo, filiação, ORCID, minicurrículo e e-mail de contato) encontra-se na seção Autores, na própria submissão.
  • A Revista Ciências Humanas não cobra taxa de submissão/avaliação de artigos e não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.
  • Todo conteúdo publicado nos artigos, relatos de experiência, resenhas e entrevistas é de inteira responsabilidade dos autores.
  • Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista.
  • As pesquisas que envolvem seres humanos devem apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes (Resolução nº 196 do Conselho Nacional de Saúde de 10 out./1996).
  • Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial.

Diretrizes para Autores

A Revista Ciências Humanas é interdisciplinar e publica produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica por demanda livre ou chamadas em dossiês temáticos.

Prioriza a publicação de artigos de pesquisa científica e/ou ensaios relevantes para a temática do Desenvolvimento Humano, bem como Direitos e Políticas Sociais nas áreas de Educação, Saúde, Habitação, História, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, dentre outras.

A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch.

Todos os autores do artigo aprovado para publicação deverão, obrigatoriamente, associar seu número de registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID, https://orcid.org/). Os nomes e identificação do autor(es), bem como o vínculo institucional não devem estar no texto. Tal identificação deve ser feita apenas no sistema da Revista.

Os textos poderão ser escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol. O texto deve ser digitado em Word for Windows, open office, em papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens em 2,5 cm e espaçamento 1,5 (um e meio). A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, excetuando-se as citações com mais de três linhas, as notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme, conforme NBR 14724 da ABNT.

O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.

 

  • Normalização dos manuscritos:

Artigos (15 a 25 páginas): textos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa.

 

Relatos de experiência (até 15 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.

 

Resenhas (até 10 páginas): revisão crítica de obra publicada recentemente, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.

 

Entrevistas (até 25 páginas): colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. A estrutura da entrevista deve apresentar uma introdução, explicando os objetivos da entrevista e a apresentação do entrevistado e de sua relevância para o universo acadêmico e/ou profissional. Após o término da entrevista, o texto deve apresentar a seção Conclusões e/ou Considerações Finais, apresentando os principais pontos apresentados na entrevista. Em caso de submissão de resenha de livro e entrevista, o resumo não é necessário.

 

  • Estrutura de apresentação dos artigos

Título e subtítulo: O título deve ser centralizado, em maiúsculas, com negrito, tamanho 14, no alto da primeira página. Deverá ter versão em inglês logo abaixo do título em português. O título e subtítulo devem ser separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras ou 75 caracteres com espaço, devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo.

Títulos de Seção: Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço – conforme NBR 6024.

 

  • Resumo e palavras-chave

O resumo (artigo, resenha, ensaio), em conformidade com a NBR 6028, traz a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão, em um único parágrafo, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, com mínimo de 100 e máximo de 250 palavras na mesma fonte do artigo, com a letra inicial em maiúscula, dois espaços simples abaixo do título. Com tradução em inglês (abstract),

As palavras-chave, de 3 (três) a 5 (cinco), precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, deverão ter as iniciais maiúsculas e ser separadas por ponto e finalizadas por ponto, na mesma fonte do texto, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, dois espaços simples abaixo do resumo. Apresentarão as palavras-chave em português ou espanhol e inglês.

 

  • Elementos textuais

Introdução: parte inicial do artigo na qual deve constar a delimitação do assunto tratado e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo, bem como a justificativa do tema, a perspectiva teórico-metodológica escolhida e os objetivos da pesquisa.

Desenvolvimento: Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos, como Métodos e Resultados e discussão.

Conclusão ou considerações finais: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo. Neste item não é recomendado a utilização de citações, pois é um espaço destinado a elaboração textual do próprio autor.

Agradecimentos e/ou indicação das contribuições individuais dos autores ou agencias de fomento: devem ser mencionados ao final do artigo em texto breve.

Glossário, apêndice(s), nota(s) e anexo(s): incluir apenas o absolutamente necessário. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

 

  • Citações

As citações seguirão o sistema autor-data conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (SILVA, 1985). Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (SILVA, C., 1985) e (SILVA, O., 1995). Se mesmo assim a coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (SILVA, Carlos, 1985) e (SILVA, Cláudio, 1965). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Pereira (1990) afirma que…”. Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (BAKTHIN, 1992, p. 315). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (MAINGUENEAU, 1995, p. 12-15).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (SOUZA, 1972a, 1972b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separados por ponto e vírgula (SOUZA; SILVA; CORREA, 1945); quando houver mais de três autores, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GONÇALVES et al., 1980).

Caso seja uma citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão utilizadas para indicar citação no interior da citação. Por sua vez, a citação direta, com mais de três linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas, na mesma fonte do texto, tamanho 11. Se houver intervenções nas citações diretas, estas devem ser indicadas da seguinte forma: a) supressão: [...]; b) interpolação, acréscimo ou comentário: [ ]; c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico com a expressão “grifo nosso”.

 

  • Grafia de termos científicos

Para unidades de medida, deve-se utilizar o Sistema Internacional de Unidades. Palavras em outras línguas devem ser evitadas nos textos em português, utilizar preferencialmente a sua tradução. Na impossibilidade, os termos estrangeiros devem ser grafados em itálico. Toda abreviatura ou sigla deve ser escrita por extenso na primeira vez em que aparecer no texto.

 

  • Tabelas

As tabelas (informações tratadas estatisticamente) devem ser numeradas com números arábicos, com identificação na parte superior, precedida da palavra Tabela, à esquerda da página. Caso necessário, a fonte deve ser colocada abaixo da tabela.

 

  • Figuras

As figuras devem ser apresentadas no corpo do texto, numeradas com números arábicos, com identificação na parte inferior, precedida da palavra Figura, à esquerda da página. O registro da fonte deve ser colocado na linha posterior ao título da figura, se necessário.

 

  • Agradecimentos

Os agradecimentos a auxílios recebidos, precedidos do subtítulo “Agradecimentos”, e de dois-pontos, em negrito, em parágrafo único, de no máximo três linhas, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas após o término do texto.

 

  • Referências

As referências, precedidas desse subtítulo, em negrito, devem ser alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, dois espaços simples após o texto ou os agradecimentos, conforme a NBR 6023 da ABNT. Quando a obra tiver até seis autores, todos devem ser citados. Mais de seis autores, indicar os seis primeiros, seguido de et al.

 

  • Processo de avaliação

Os autores devem garantir que as obras sejam originais e que os textos de outros estejam devidamente citados/referenciados. A Revista utiliza o sistema antiplágio (CopySpider) para avaliar similaridade dos textos. O limite máximo aceitável é de 20%. Recomendamos que os autores também evitem o autoplágio.

Todos os artigos submetidos à RCH serão avaliados inicialmente pela editoria executiva que verificará se os artigos atendem às diretrizes editorais e se tem limite aceitável de similaridade dos textos. Caso não atendam, os textos serão rejeitados e encaminhados aos autores e se estiverem de acordo com as diretrizes seguirão para o processo de avaliação realizado pelos pareceristas e decisão editorial para publicação ou não. À Revista Ciências Humanas se reserva o direito de publicar apenas um artigo por ano de um mesmo autor.

A submissão de textos em qualquer categoria só será possível mediante a confirmação do autor, através do sistema de submissão, de que todas as condições estão estabelecidas atendidas.

O descumprimento de qualquer um dos itens é suficiente para a recusa inicial, durante a primeira etapa de avaliação, motivo pelo qual recomendamos aos autores que façam minuciosa revisão de seus manuscritos antes da submissão. Enfatizamos que manuscritos recusados duas vezes por inadequação a esses itens não serão novamente recebidos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.