Sobre a Revista

A Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) é um periódico online de natureza interdisciplinar que, a partir de 2021, adotou o sistema de publicação contínua de artigos, para divulgar produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica, ensaios, relatos de experiências e entrevistas, publicadas em fluxo contínuo ou dossiês temáticos. Foi criada em 2008 e é gerida pelos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais e de Educação Profissional da Universidade de Taubaté (SP).

Está disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros, possui conselho editorial cujos membros pertencem a diversas instituições e regiões do país, além de consultores internacionais.

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Chamada para dossiê "Desastre: o que você precisa saber, pensar e agir?"

2025-11-28

Os desastres, tanto antrópicos quanto naturais, apresentam-se como fenômenos em aceleração mundial, impulsionados pela hegemonia de um modelo de vida centrado na racionalidade econômica e no consumo. Inúmeros desastres ocorrem diariamente, exigindo dos Estados, da sociedade civil e das empresas a urgência na adoção de ações de prevenção, combate e reconstrução. Torna-se imperativa a mudança de um paradigma de humanidade, colocando a temática do desastre no cerne das discussões societárias e priorizando a sobrevivência da vida no planeta.

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Edição Atual

v. 18 n. 2 (2025): Estudos sobre Comunicação política, democracia e sociedade de consumo

Os estudos sobre comunicação na América Latina mostram fortes mudanças no paradigma tradicional, pois, assim como os meios de comunicação de massa, a sociedade se transformou; especialmente em regimes democráticos caracterizados pela alternância eleitoral, inovação social e profundas permutações na sociedade de consumo, que abrem caminho para a abordagem multidisciplinar e transdisciplinar das ciências humanas e sociais.

As campanhas políticas também foram modificadas e, portanto, é necessário refletir sobre o alcance do discurso de ódio e o papel das emoções na tomada de decisões eleitorais e na democracia, em uma sociedade com mais informações e dados nas redes sociais.

Durante muitos anos, se acreditou que a mídia exercia sua influência principalmente sobre regimes autoritários. No entanto, observa-se agora que, mesmo em democracias consolidadas, ela também serve de suporte para determinados discursos. Além disso, novas manifestações comunicativas, como o populismo, as fake news e a pós-verdade, trouxeram elementos integradores da sociedade de consumo e do marketing.

Retornar a uma sociedade baseada na convivência, interação e participação coletiva exige a compreensão de como governos, organizações e instituições se comunicam para preservar o status quo. Por outro lado, é visível o crescimento da mídia alternativa, como rádios e televisões comunitárias, que busca se desvincular da hegemonia e controle das instituições.

Publicado: 2025-12-08

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