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  • Dossiê Questões contemporâneas de pesquisa: reflexões transatlânticas

    2023-10-27

    Tornou-se tendência nos debates acadêmicos ressaltar a importância da inserção internacional, mas é importante que esse processo se concretize pela perspectiva do diálogo entre pesquisadores e campos de pesquisas. Esta chamada de dossiê marca presença nesse limite, ou seja, objectiva divulgar o que se tem reflectido e produzido em espaços geográficos distintos, mas em diálogo.

    Assim, os professores da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola) em conjunto com os professores do Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (Brasil) convidam a comunidade de investigadores a apresentarem manunscritos para o dossiê coorganizado pelas duas instituições para publicação na Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) da UNITAU com o tema: Questões contemporâneas de pesquisa: reflexões transatlânticas.

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  • Chamada para dossiê "Práticas educacionais em fronteiras e interseccionalidade"

    2023-05-05

    Prazo de Submissão: de 28 de abril a 28 de julho de 2023
    Data Prevista das Publicações: Agosto de 2023

    Trata-se de chamada pública de textos para compor o Dossiê Práticas educacionais em fronteiras e interseccionalidade, a ser publicado na RCH–Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté.
    A proposta centra-se nos conceitos de fronteira e de interseccionalidade que são complexos e têm abrangido discussões sobre a dimensão transnacional de saberes e práticas educacionais e de discussões acerca da interseccionalidade na Educação. Essas discussões englobam eixos temáticos tais como a circulação de sujeitos e de artefatos, objetos educacionais, livro, leitura, bibliotecas, inovação e tradição pedagógicas e material didático para o ensino público e formação docente, entre outros.
    Esse dossiê está vinculado ao Projeto Temático FAPESP: Saberes e práticas educacionais em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) O Projeto envolve pesquisadores de diversas instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e pesquisadores de outros países. Processo n. 2018/26699-4.
    A partir dessa proposta esperamos que este dossiê aglutine um conjunto de textos, pesquisas e pesquisadores que trabalhem aspectos e temáticas que englobem as discussões a respeito dos conceitos de fronteira e interseccionalidade na educação a partir das práticas educacionais em uma perspectiva sócio-histórica e transnacional.

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  • Chamada aberta para submissão de artigos em fluxo continuo

    2022-12-01

    A Revista Ciências Humanas mantém as submissões abertas para publicação de artigos em fluxo contínuo. Os artigos devem observar as Políticas editoriais da Revista Ciências Humanas e atender as Diretrizes para autores. A submissão deve ser realizada diretamente pelo autor no site da Revista, após o preenchimento do cadastro como autor.

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  • Chamada para dossiê "Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais"

    2022-06-27

    Editores: Pedro Rodrigues Costa, Edson Capoano e Alice Balbé
    Data limite de submissão: 14 de setembro, 2022 (prazo extendido)
    Processo de revisão: de 01 de setembro de 2022 a 30 de outubro de 2022
    Notificação dos autores para decisão: 1º de novembro de 2022
    Versões finais dos autores: até 30 de novembro de 2022
    Verificações finais dos editores: de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2022
    Publicação: dezembro de 2022

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  • CHAMADA Dossiê: "Vozes lobatianas em diálogo: possibilidades e desafios de estudar Monteiro Lobato"

    2021-12-23

    Organizadores:

    José Wellington de Souza / Universidade de Taubaté-UNITAU

    Rachel Duarte Abdala / Universidade de Taubaté-UNITAU

    Vanete Santana-Dezmann / Johannes Gutenberg Universität-JGU

    John Milton / Universidade de São Paulo

    Trata-se de chamada pública de textos para compor o dossiê Vozes lobatianas em diálogo: possibilidades e desafios de estudar Monteiro Lobato, a ser publicado na RCH–Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté.

    A pluralidade das vozes que permeiam o discurso e as ações do polêmico escritor brasileiro Monteiro Lobato apresentam desafios, mas também múltiplas possibilidades de estudos acadêmicos. A partir dessa premissa, neste dossiê propõem-se reunir reflexões que discutam essa dimensão e apresentar estudos e parcerias para estudar Monteiro Lobato.

    A partir dessa proposta esperamos que este dossiê aglutine um conjunto de textos, pesquisas e pesquisadores que trabalhem aspectos e temáticas a respeito das obras e ações de Monteiro Lobato com perspectivas contemporâneas, de caráter interdisciplinar, teórico e empírico.

    Prazo de Submissão: 06 de março de 2022  (Prorrogado)

    Data Prevista das Publicações: abril de 2022

    Critérios: Os textos devem ser escritos dentro das exigências da RCH, conforme diretrizes indicados no endereço: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/about/submissions, bem como postados na plataforma da revista (https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/about/submissions).

    Atenciosamente,

    Editores

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  • Chamada aberta para submissão de artigos em fluxo continuo

    2021-01-01

    A Revista Ciências Humanas mantém as submissões abertas para publicação de artigos em fluxo contínuo. Os artigos devem observar as Políticas editoriais da Revista Ciências Humanas e atender as Diretrizes para autores. A submissão deve ser realizada diretamente pelo autor no site da Revista, após o preenchimento do cadastro como autor.

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  • Chamada pública para dossiê: “O contemporâneo visto pelo ecrã: políticas, culturas, memórias e identidades”

    2020-12-22

    Trata-se de chamada pública de textos para compor o dossiê “O contemporâneo visto pelo ecrã: políticas, culturas, memórias e identidades”, a ser publicado na RCHRevista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté. Portanto, este dossiê se propõem reunir reflexões que discutam as inseguranças de nossos tempos que “colocam em xeque” a ordem política, econômica, social, cultural, moral, ética, intelectual, simbólica e subjetiva estabelecida a partir de um consenso cêntrico “ditado” pela cultura ocidental que desfila nos ecrãs (entendido como “tela” de cinema, televisão, computador, celular, tablet, etc.), mas traz, consigo, o fortalecimento do debate sobre a condição humana.
    .....

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  • Dossiê temático à Revista Ciências Humanas da Universidade de Taubaté

    2019-05-14

    Esta revista escolhida para nossa proposição publica exclusivamente em versão eletrônica desde 2008. É um periódico do conjunto de atividades do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, da Universidade de Taubaté - SP. Ela tem por objetivo “[...] dar vazão à produção científica no campo das Ciências Humanas, principalmente aos diálogos interdisciplinares promovidos no cenário do desenvolvimento humano e suas interfaces.” E está disponível no endereço: https://www.rchunitau.com.br.


    Ela recebe artigos e ensaios de temática relacionados ao desenvolvimento humano, formação, políticas, práticas sociais e interdisciplinaridade, aceitando, ainda, resenhas bibliográficas.

    Dante da atualidade da temática escolhida e apresentada a seguir, e da necessidade de abrirmos espaço qualificado para a sua repercussão é que propomos esta parceria entre o Programa de Pós- Graduação em Educação,(PPED), da Universidade do Estado da Bahia - UNEB que oferta Mestrado Profissional em Educação e Diversidade e o Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação , Educação Básica e Discursos – DIFEBA, o Grupo de Pesquisa.
    Diversidades, Formação e Contemporaneidade - DESFOCO, ambos da Uneb. vinculado ao referido programa, visando dar visibilidade e circularidade às pesquisas realizadas, a fim de fortalecer a rede colaborativa entre os PPG.

    Título do dossiê temático proposto
    A cartografia social e a pesquisa-intervenção na formação de professores

    Ementa
    A complexa rede de relações que se articulam aos processos de subjetivação contemporâneos vem demandando a produção da pesquisa(-intervenção) no campo educacional a afirmação de princípios éticos-estéticos-políticos-epistemológicos. Por estar sempre em devir, o social é sempre relativo, singular, impreciso, indefinível, complexo, insurgente, agonístico. Em se tratando, portanto, de realidades fluidas, qualquer mapeamento deve configurar interconexões que cartografem muito mais as possibilidades de desterritorializações que as territorialidades por essas representadas, visto que se trata de cartografar os feixes de relações e não apreender o fenômeno investigado. Nesse sentido, as cartas territorializadas demarcam o devir, posto que configuram possíveis conexões para uma reterritorialidade efêmera, pois prestes a uma reconfiguração pelo movimento incessante a desterritorializá-la. Portanto, se quisermos produzir conhecimentos teremos que jogar com ela, num movimento caleidoscópio, que vai se alterando a cada passo realizado. Em se tratando dessa realidade fluida, qualquer mapeamento deve configurar as possíveis interconexões que cartografem muito mais as possibilidades de desterritorializações que as territorialidades por ela representadas, visto que se trata de cartografar os feixes de relações e não apreender o fenômeno investigado. Nesse sentido, as cartas territorializadas demarcam o devir, posto que configuram possíveis conexões para uma reterritorialidade efêmera, pois prestes a uma reconfiguração pelo movimento incessante a desterritorializá-la. As “cartas sociais” conforme descritas serão apresentadas em formato de artigos científicos e ensaios, os quais devem estar em conformidade com o rigor que essa produção requer. Serão aceitos, também, entrevistas relevantes com autores do tema deste Dossiê Temático, bem como resenhas de livros técnicos e literários, produções fílmicas e videográficas e demais obras de arte que abordem essa temática e se configurem numa escrita-análise cartográfica.

    Temáticas abordadas
    - cartografia social como metodologia da pesquisa engajada em educação;
    - cartografia social na formação de professores: currículo e prática pedagógica;
    - cartografia social, educação intencional escolar, não escolar e linguagens.

    Organizadoras
    Ana Lúcia Gomes da Silva - UNEB - email: analucias12@gmail.com
    Emanuela Oliveira Carvalho Dourado – UNEB - email: douradoemanuela@gmail.com
    Fernando Altair Pochay - UERJ – email: fernando.pocahy@gmail.com

    Regras para envio dos trabalhos
    1) Realizar cadastrado com AUTOR e LEITOR no site da revista Ciências Humanas
    2) A submissão dos artigos pelos autores é exclusivamente on-line na plataforma da revista.
    3) PRAZO para submissão dos artigos – 15 de outubro a 30 de outubro de 2019,  IMPRETERIVELMENTE.
    4) Diretrizes para submissão
    Esta publicação seguirá as diretrizes para os autores quanto aos ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS, conforme detalhamento no endereço: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/about/submissions#authorGuidelines
    No entanto, como a ENTREVISTA não faz parte das suas publicações periódicas, sugerimos a seguir regras específicas, além dessas normas disponibilizadas para a escrita nesta revista científica, a exemplo da formatação, organização das citações e referências e o ineditismo da obra. São elas: - as entrevistas devem ter entre 10 a 15 laudas; - junto com o manuscrito, o/a autor/a deve enviar informações curriculares suas e do/a entrevistador/a, de no máximo 3 linhas, contendo titulação e afiliação institucional; - serão aceitas entrevistas que abordem a temática do dossiê, com pesquisador/a qualificado/a que tenha produção que abarque a temática central: uso da cartografia social na educação.
    Ela também seguirá as mesmas regras para Declaração de Direito Autoral e para a Política de Privacidade da revista e que se encontram nesse mesmo endereço on-line.

    Com os nossos melhores cumprimentos!

    Ana Lúcia Gomes da Silva, Emanuela Oliveira Carvalho Dourado e Fernando Altair Pochay
    Organizadores

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  • Chamada para publicação de artigos

    2019-04-30

    Chamada para Publicação de Artigos Científicos

    O Dossiê Temático, “A cartografia social e a pesquisa-intervenção na formação de professores” advêm da atualidade das discussões acerca das pesquisas em educação e apresenta a demarcação da cartografia social como centralidade metodológica da investigação-intervenção na formação de professores. As temáticas abordadas deverão contemplar: a cartografia social como metodologia da pesquisa engajada em educação; cartografia social na formação de professores: currículo e prática pedagógica; cartografia social, educação intencional escolar, não escolar e linguagens.

    Organizadores: Ana Lúcia Gomes da Silva (UNEB), Emanuela Oliveira Carvalho Dourado (UNEB) e Fernando Altair Pochay (UERJ).

    Período de submissão: de 24 de abril a 24 de junho de 2019


    Agradecemos antecipadamente a sua contribuição.

    Profa Dra Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

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