Formação inicial e continuada do docente no contexto da Educação do Campo a partir do protagonismo dos movimentos sociais do campo

Autores

  • Ester Fernandes Ribeiro
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n2.a104

Palavras-chave:

Formação Inicial, Movimentos Sociais do Campo, Educação do Campo

Resumo

Este artigo é parte adaptada da pesquisa em construção para a dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, realizado na Universidade de Taubaté, na linha de pesquisa que se dedica aos estudos sobre a formação e suas relações com o conceito de identidade. A presente investigação trata-se, pois, de uma pesquisa bibliográfica, cujo propósito primordial é apresentar uma articulação entre as bases conceituais e epistemológicas que dão visibilidade à importante e atual temática da formação profissional de professores, especialmente os programas de formação inicial ofertados pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO, no Estado do Pará. Aborda o tema a partir de um modesto recorte sobre as diferentes experiências desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo que foram se constituindo em um movimento pedagógico de Educação do Campo no Brasil, e que, dessa forma, contribuíram com princípios político-metodológicos, tanto para o debate nacional sobre a educação nos espaços rurais, quanto para a elaboração de políticas públicas de formação de professores do campo para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

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Publicado

2014-02-04

Como Citar

Ribeiro, E. F., & Castro, M. A. C. D. de. (2014). Formação inicial e continuada do docente no contexto da Educação do Campo a partir do protagonismo dos movimentos sociais do campo. Revista Ciências Humanas, 6(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n2.a104