A relevância do diagnóstico interdisciplinar da dislexia

Autores/as

  • Ester Fernandes Ribeiro
  • Paulo Afonso de Barros
  • Edna Maria Querido Oliveira Chamon

Palabras clave:

Dislexia, Diagnóstico, Equipe Interdisciplinar, Intervenção

Resumen

A dislexia se apresenta como um dos distúrbios de linguagem de grande prevalência no Brasil, por isso a importância de se concentrar estudos em torno deste assunto. Verifica-se que o diagnóstico interdisciplinar e precoce contribui eficazmente para minimizar os impactos dessa patologia no processo de aprendizagem e promover a socialização educacional e cultural do disléxico. Isso posto, objetiva-se com este estudo descrever a dislexia, apontar alguns sinais que alertam para a necessidade do diagnóstico adequado e tempestivo, identificando os profissionais que compõem o grupo interdisciplinar de forma a minimizar os impactos desse distúrbio nas esferas emocionais e comportamentais da criança e de sua família. No que se refere à metodologia, esta pesquisa se apresenta quanto à forma de abordagem do tema, como qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, como exploratória e com relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica porque foi realizada revisão da literatura na Associação Brasileira de Dislexia (ABD), na base de dados ScIELO e nas obras literárias que contemplam essa temática nos últimos 10 anos. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que a intervenção de equipe interdisciplinar da instituição de ensino junto a esse sujeito tem se mostrado como estratégia mais adequada para possibilitar a obtenção de resultados satisfatórios.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-06-23

Cómo citar

Ribeiro, E. F., Barros, P. A. de, & Chamon, E. M. Q. O. (2013). A relevância do diagnóstico interdisciplinar da dislexia. Revista De Ciencias Humanas, 5(1 e 2). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/44

Número

Sección

Artículo original