Os recursos tecnológicos como potencializadores da interdisciplinaridade no espaço escolar
Palavras-chave:
Recursos Tecnológicos, Interdisciplinaridade, Espaços escolaresResumo
Este trabalho enfatiza a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como potencializadoras da interdisciplinaridade no espaço escolar, por meio de revisão bibliográfica. Verifica-se que as TIC correspondem aos recursos que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos, sendo um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes no ensino ou em outras áreas. Estes só têm a agregar no processo de ensino-aprendizagem ao possibilitar que os formadores os utilizem como suportes para transpor a fragmentação do conhecimento, estabelecer articulações entre diferentes áreas do conhecimento para se conquistar diferentes saberes e transformar assim a prática no processo de ensino, transcendendo às novas formas de conhecimento ao ir além dos limites impostos por práticas disciplinares. Por fim, acredita-se que o desafio maior dos contextos escolares, além das mudanças curriculares, é se transformar em espaços interdisciplinares de aprendizagem, e consequentemente, possuir educadores capazes de desenvolver trabalhos além de uma organização e apresentação disciplinar.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.