Contexto Educacional: uma experiência em Justiça Restaurativa
Palabras clave:
Justiça Restaurativa, Conflitos/Violência, EscolaResumen
O artigo é resultado de estudos realizados para a elaboração da dissertação de mestrado do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Políticas, Formação e Práticas Sociais, da Universidade de Taubaté. Apresenta resultados obtidos na implementação do “Projeto Justiça, Educação, Comunidade: parcerias para a cidadania”, efetivada no município de São Caetano do Sul-SP no período de 2005 a 2007. Trata-se de uma pesquisa documental realizado a partir do livro “Justiça Restaurativa e Comunitária em São Caetano do Sul: aprendendo com os conflitos a respeitar direitos e promover cidadania”. O processo de implantação do método, a relevância da proposta para a escola, para o judiciário e toda a comunidade envolvida, evidencia que a Justiça Restaurativa pode se constituir em estratégia para o enfrentamento dos conflitos gerados nas relações interpessoais. Tal instrumental pode ser considerado um avanço na perspectiva do diálogo e da negociação, na construção de relações de respeito à dignidade e solidariedade.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.