A COOPERAÇÃO COMO CATEGORIA IDEOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONDUÇÃO DE ATITUDES AGRESSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Paloma Justen Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo7

Palavras-chave:

Ideologia. Cooperação. Licenciado em Educação Física. Formação profissional.

Resumo

O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física,sustentada na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon - PR. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram aulas de Educação Física com alunos e alunas 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas eentrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente, diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.

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Biografia do Autor

Paloma Justen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação), Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia).  Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE e do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável – GIIPEDES.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Justen, P., & Ahlert, A. (2018). A COOPERAÇÃO COMO CATEGORIA IDEOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONDUÇÃO DE ATITUDES AGRESSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências Humanas, 11(1). https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo7