A COOPERAÇÃO COMO CATEGORIA IDEOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONDUÇÃO DE ATITUDES AGRESSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo7Palabras clave:
Ideologia. Cooperação. Licenciado em Educação Física. Formação profissional.Resumen
O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física,sustentada na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon - PR. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram aulas de Educação Física com alunos e alunas 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas eentrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente, diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.
Métricas
Citas
AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal. Cascavel: Assoeste, 2007.
ANDRÉ, M. D. A., Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2004.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. l. T. Psicologias:uma introdução ao estudo da psicologia. 8 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1995.
BRANDL, C. E. H; BRANDL NETO, I. Uma proposta pedagógica pautada na cooperação. Editora CRV: Curitiba, 2013.
BRANDL NETO, I. Educação física escolar e o desenvolvimento da atitude cooperativa nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo, 2012.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos. O jogo e o esporte como um exercício de convivência. Editora Projeto cooperação: Santos, 2001.
________. Jogos cooperativos – o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 2ª edição - São Paulo: Projeto cooperação, 2002.
________. Jogos cooperativos. Santos: Projeto cooperação, 2003.
CHAUÍ, M. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. , 294 p.
DIAS, K. P. Educação Física x violência: uma abordagem com os meninos de rua. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
FERNANDEZ, I. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. São Paulo: Madras, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROMM, E. Anatomia da destrutividade humana. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1979.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Educação física: contribuições à formação profissional. Ijuí: Unijuí, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 2ª edição –São Paulo: Atlas, 1999.
MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: UNIJUÍ, 1995.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2008.
ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
PAPALIA, D.E; OLDS, S.W. Desenvolvimento humano. 7ª edição. São Paulo: Artmed, 2000.
SOARES, J. G. MENDES, J. V. ANTÃO, S. M. MOURA, R. W. S. SILVA, V. P. Causas atribuídas a agressividade pelos educadores: um estudo na Escola Municipal Brisa Nunes Braz. 2004. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=609Acesso em: 15/09/2014.
SOLER, R. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. 2ª edição – Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
________. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. 2ª edição – Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
________. Esporte cooperativo: uma proposta para além das quadras e campos e pátios. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
SOUSA, P. M. L. Agressividade em contexto escolar. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0261.pdf Acesso em: 15/09/2014.
TAFFAREL, Celi Zülke, et. all. Uma proposição de diretriz curricular para a formação de professores de educação física. In: HILDEBRANT-STRAMANN, Reiner; TAFFAREL, Celi Zülke. (Org.). Currículo e educação física: formação de professores e prática pedagógica nas escolas. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 41-90.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.