A COOPERAÇÃO COMO CATEGORIA IDEOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONDUÇÃO DE ATITUDES AGRESSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo7Keywords:
Ideologia. Cooperação. Licenciado em Educação Física. Formação profissional.Abstract
O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física,sustentada na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon - PR. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram aulas de Educação Física com alunos e alunas 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas eentrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente, diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.
Metrics
References
AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal. Cascavel: Assoeste, 2007.
ANDRÉ, M. D. A., Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2004.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. l. T. Psicologias:uma introdução ao estudo da psicologia. 8 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1995.
BRANDL, C. E. H; BRANDL NETO, I. Uma proposta pedagógica pautada na cooperação. Editora CRV: Curitiba, 2013.
BRANDL NETO, I. Educação física escolar e o desenvolvimento da atitude cooperativa nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo, 2012.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos. O jogo e o esporte como um exercício de convivência. Editora Projeto cooperação: Santos, 2001.
________. Jogos cooperativos – o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 2ª edição - São Paulo: Projeto cooperação, 2002.
________. Jogos cooperativos. Santos: Projeto cooperação, 2003.
CHAUÍ, M. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. , 294 p.
DIAS, K. P. Educação Física x violência: uma abordagem com os meninos de rua. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
FERNANDEZ, I. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. São Paulo: Madras, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROMM, E. Anatomia da destrutividade humana. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1979.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Educação física: contribuições à formação profissional. Ijuí: Unijuí, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 2ª edição –São Paulo: Atlas, 1999.
MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: UNIJUÍ, 1995.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2008.
ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
PAPALIA, D.E; OLDS, S.W. Desenvolvimento humano. 7ª edição. São Paulo: Artmed, 2000.
SOARES, J. G. MENDES, J. V. ANTÃO, S. M. MOURA, R. W. S. SILVA, V. P. Causas atribuídas a agressividade pelos educadores: um estudo na Escola Municipal Brisa Nunes Braz. 2004. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=609Acesso em: 15/09/2014.
SOLER, R. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. 2ª edição – Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
________. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. 2ª edição – Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
________. Esporte cooperativo: uma proposta para além das quadras e campos e pátios. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
SOUSA, P. M. L. Agressividade em contexto escolar. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0261.pdf Acesso em: 15/09/2014.
TAFFAREL, Celi Zülke, et. all. Uma proposição de diretriz curricular para a formação de professores de educação física. In: HILDEBRANT-STRAMANN, Reiner; TAFFAREL, Celi Zülke. (Org.). Currículo e educação física: formação de professores e prática pedagógica nas escolas. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 41-90.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.