Concepções sobre ética e cidadania entre professores de marechal cândido rondon – Paraná

Autores

  • Alvori Ahlert
  • Rosana Vaghetti Luchese

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2009.v2.n1.a212

Resumo

O presente texto é o resultado de uma pesquisa que investigou a concepção sobre educação, ética e cidadania entre professores da rede escolar de Marechal Cândido Rondon – PR. Para o desenvolvimento da pesquisa foi construído, inicialmente, um referencial teórico fundamentado em autores renomados sobre a questão, e, a partir disso, foi aplicado um questionário em dois grupos de professores da Educação Básica do município. Esses dados coletados foram analisados para se obter um entendimento prévio relativo a concepções sobre educação, ética entre os referidos docentes. Os dados apurados foram banhados teoricamente a partir do estudo dos principais teóricos da questão e metodologias para uma melhor inserção da temática no ensino-aprendizagem. Assim, os resultados dessa pesquisa se constituem em contribuição para um diagnóstico sobre a formação ético-cidadã na rede escolar do município, bem como num auxílio para um aprofundamento desses pilares fundamentais na formação escolar.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert

Mestre em Educação nas Ciências Doutor em Teologia: Área Religião e Educação Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE Professor Adjunto da UNIOESTE

Rosana Vaghetti Luchese

Mestra em Educação. Professora da UNIOESTE

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Publicado

2009-07-01