Metodologias Ativas e Protagonismo Juvenil no Ensino Médio

As interferências no processo de aprendizagem

Autores

  • JOSE HENRIQUE AQUINO DE SOUZA UNIVASF
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1048

Palavras-chave:

Posicionamento crítico; Autonomia; Estratégias Ativas.

Resumo

Ao longo do contexto histórico da educação brasileira, percebemos mudanças nos processos metodológicos para atender às novas especificidades dos discentes (sujeitos autônomos e protagonistas). Diante disso, surgem as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem as quais colocam os jovens no centro do processo educacional, por meio de métodos atrativos e reflexivos. Este trabalho tem como objetivos destacar os novos paradigmas da educação e os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); discutir os impactos das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e demonstrar a relação dos métodos ativos com o protagonismo juvenil no Ensino Médio (EM), além de apresentar uma proposta de atividade utilizando metodologia ativa no 1º ano. Como processo metodológico, o artigo traz um estudo de cunho exploratório a partir de trabalhos já realizados, como livros e artigos científicos sobre as Metodologias Ativas e suas interferências no processo educacional; sites, como a LDB comentada e as algumas Leis (LDB, BNCC e CF). Como resultado final, o trabalho conduziu a uma discussão acerca dos impactos das Metodologias Ativas no processo de aprendizagem e como isso se articula com o desenvolvimento do protagonismo juvenil no EM. Quanto às considerações finais, é importante salientar a relevância das discussões aqui expostas para a construção de uma educação mais problematizadora e que atenda às reais necessidades dos alunos do século XXI.

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Biografia do Autor

JOSE HENRIQUE AQUINO DE SOUZA, UNIVASF

FORMAÇÃO TÉCNICA/PROFISSIONALIZANTE EM EDIFICAÇÕES PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI/PE (2016). TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PELA SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO (2015). GRADUADO EM LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE (2022). SEGUNDA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS PELA UNIFAVENI (2023). PÓS-GRADUADO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA PELA FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (2022). PÓS-GRADUADO LATO SENSU EM LINGUAGENS, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO PELA CEAD/UFPI (2022). PÓS-GRADUADO LATO SENSU EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PELO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) (2023). PÓS-GRADUADO LATO SENSU EM METODOLOGIAS ATIVAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - SEAD/UNIVASF (2023). PÓS-GRADUANDO LATO SENSU EM EM LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO PARA A CARREIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO PELA CEAD/UFPI. ATUALMENTE, É TUTOR PRESENCIAL, NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), POLO PETROLINA/PE. É DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PETROLINA/PE.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, UNIVASF

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC AL/2011), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Pós doutor em Educação - UFBA, Departamento de Educação, vincluado ao grupo de pesquisa FORMACCE, tendo como orientador o prof. Roberto Sidnei Macedo. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco Revasf. Líder do grupo de pesquisa Educação e Desenvolvimento (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5352221307673741). Coordena o Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infâncias e Educação Infantil - NUPIE (http://nucleonupie.blogspot.com.br) e o Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa Formação. Coordena ainda o projeto de pesquisa, A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira; em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1196-7383ResearcherID: W-2109-2017E-mail: mribeiro27@gmail.com

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

AQUINO DE SOUZA, J. H., & Silva de Souza Ribeiro, M. (2024). Metodologias Ativas e Protagonismo Juvenil no Ensino Médio: As interferências no processo de aprendizagem. Revista Ciências Humanas, 17(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1048