EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Milene Soares Barbosa
  • Natalia Quinquiolo
  • Priscila Pacca e Silva
  • Marco Pereira USP - Escola de Engenharia de Lorena
  • Carlos Alberto Moreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a553

Palabras clave:

Meio Ambiente. Consciência ambiental. Educação ambiental. Cartilha.

Resumen

Muitos são os problemas ambientais decorrentes da falta de conscientização da sociedade acerca do desenvolvimento sustentável. Esse trabalho tem o objetivo de aprimorar a consciência ambiental de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola rural do munícipio de Paraibuna, por meio da autoanálise dos estudantes e da produção, em grupo, de uma cartilha de conscientização ambiental, buscando desenvolver a autonomia e as habilidades de comunicação, de socialização dos estudantes e da abordagem de temas transversais ligados ao meio ambiente e de educação ambiental dos alunos e da comunidade. Os resultados apresentados ilustram a importância do desenvolvimento de projetos de conscientização ambiental, desde sua idealização em sala de aula até a confecção do material final, pois permitiu o envolvimento dos estudantes com a temática, além colocar o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Milene Soares Barbosa

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Natalia Quinquiolo

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Priscila Pacca e Silva

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Marco Pereira, USP - Escola de Engenharia de Lorena

Departamento de Engenharia Quimica

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

Carlos Alberto Moreira dos Santos

Departamento de Engenharia Quimica

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Barbosa, M. S., Quinquiolo, N., Silva, P. P. e, Pereira, M., & Santos, C. A. M. dos. (2019). EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Ciencias Humanas, 12(3). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a553