Escola e Família: Contextos de Desenvolvimento Humano
Palabras clave:
Contexto escolar, Contexto Familiar, Desenvolvimento HumanoResumen
A escola e a família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais na trajetória das pessoas. Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, atuando não só como propulsoras, mas como inibidoras do desenvolvimento. Por meio das interações familiares se concretizam as transformações na sociedade que, por sua vez, influenciarão as relações familiares futuras. Ela é a principal responsável por incorporar as transformações sociais e inter-geracionais ocorridas ao longo do tempo. No ambiente familiar, a criança aprende as habilidades sociais com as quais irá interagir. Para isto as famílias podem contar com uma rede social de apoio nas transições do desenvolvimento, porém, a principal rede de apoio familiar é oriunda das próprias interações entre seus membros. A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem que é permeado por conflitos problemas e diferenças. Como um microssistema da sociedade reflete as transformações atuais e tem como uma de suas tarefas mais importantes, preparar alunos, professores e pais para viverem e superarem as dificuldades contribuindo para os processos de desenvolvimento do indivíduo. Os contextos familiar e escolar se interagem e mediam, merecendo uma atenção especial. Família e Escola constituem os dois principais ambientes de desenvolvimento humano nas sociedades ocidentais contemporâneas. No presente estudo faremos uma leitura destes contextos à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.