Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência
Palavras-chave:
Profissão Docente. Desvalorização. Idealização. Identidade Profissional.Resumo
Reconhecendo que o professor ao ensinar, coloca-se, não apenas como profissional, mas também como pessoa, parece necessário conhecer a subjetividade daqueles que estão regendo o processo de ensino. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções acerca da profissão docente, com ênfase na percepção da valorização e na idealização profissional, e como estas se configuram dentro do processo de construção da identidade dos professores. A análise é fruto de uma pesquisa realizada em 2010 junto a licenciandos de um curso de Pedagogia. Observou-se que na concepção dos sujeitos de pesquisa a profissão docente é percebida como uma atividade de baixo status e desvalorizada, bem como se identificou uma tendência a idealização, já que descreverem a profissão como um sacerdócio. A análise dos dados aponta para necessidade de políticas públicas que valorizem a profissão docente.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.