O trabalho docente: contribuições do planejamento participativo e da interdisciplinaridade
Palabras clave:
Trabalho docente, Solidão docente, Planejamento participativo, InterdisciplinaridadeResumen
Este trabalho objetiva um diálogo sobre a atividade docente, rememorando os aspectos históricos do contexto educacional e das formas como se apresenta e desenvolve em determinados momentos da sociedade. Pensamos no trabalho docente como chave para compreensão das transformações atuais e do trabalho numa sociedade moderna, mediado pelo capital e pela hegemonia material. Trata-se de uma contextualização do lugar que o trabalho docente ocupa em nossa sociedade, lembrando que a docência está situada atualmente dentro de organização socioeconômica que lhe traz interferências. Encontramos características de solidão na docência dos profissionais inseridos no contexto educacional e algumas possibilidades de superação, pode estar no planejamento participativo e na interdisciplinaridade. Consideramos o planejamento participativo como uma forma de contribuição ao processo educacional e aos envolvidos no mundo da educação onde o professor é o mediador deste processo em sala de aula. Questionamos sobre o lugar da docência nesta forma de planejar a vida educacional e os processos educativos em nossa sociedade. Sentimentos de pertença, co-responsabilidade, realização pessoal entre outros se relacionam com a participação que culmina em processo emancipatório com o planejamento participativo e interdisciplinaridade. Refletimos e ponderamos nesse contexto educacional, em que os docentes estão diante da busca pela satisfação pessoal através de seu trabalho e que a solidão em sala de aula, é fator dificultador dessa satisfação. O planejamento participativo e a interdisciplinaridade podem ser uma forma de superação dessa dificuldade e alternativa à satisfação pessoal. Para essa discussão, utilizaremos de uma pesquisa bibliográfica, na reflexão sobre as questões supracitadas.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.