O trabalho docente: contribuições do planejamento participativo e da interdisciplinaridade

Autores/as

  • Alissandra Calderaro Soares da Silva
  • Josinára Ribeiro de Alencar
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
  • Marilza Terezinha Soares de Souza

Palabras clave:

Trabalho docente, Solidão docente, Planejamento participativo, Interdisciplinaridade

Resumen

Este trabalho objetiva um diálogo sobre a atividade docente, rememorando os aspectos históricos do contexto educacional e das formas como se apresenta e desenvolve em determinados momentos da sociedade. Pensamos no trabalho docente como chave para compreensão das transformações atuais e do trabalho numa sociedade moderna, mediado pelo capital e pela hegemonia material. Trata-se de uma contextualização do lugar que o trabalho docente ocupa em nossa sociedade, lembrando que a docência está situada atualmente dentro de organização socioeconômica que lhe traz interferências. Encontramos características de solidão na docência dos profissionais inseridos no contexto educacional e algumas possibilidades de superação, pode estar no planejamento participativo e na interdisciplinaridade. Consideramos o planejamento participativo como uma forma de contribuição ao processo educacional e aos envolvidos no mundo da educação onde o professor é o mediador deste processo em sala de aula. Questionamos sobre o lugar da docência nesta forma de planejar a vida educacional e os processos educativos em nossa sociedade. Sentimentos de pertença, co-responsabilidade, realização pessoal entre outros se relacionam com a participação que culmina em processo emancipatório com o planejamento participativo e interdisciplinaridade. Refletimos e ponderamos nesse contexto educacional, em que os docentes estão diante da busca pela satisfação pessoal através de seu trabalho e que a solidão em sala de aula, é fator dificultador dessa satisfação. O planejamento participativo e a interdisciplinaridade podem ser uma forma de superação dessa dificuldade e alternativa à satisfação pessoal. Para essa discussão, utilizaremos de uma pesquisa bibliográfica, na reflexão sobre as questões supracitadas.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-09-23

Cómo citar

Silva, A. C. S. da, Alencar, J. R. de, Chamon, E. M. Q. de O., & Souza, M. T. S. de. (2012). O trabalho docente: contribuições do planejamento participativo e da interdisciplinaridade. Revista De Ciencias Humanas, 4(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/3

Número

Sección

Artículo original

Artículos más leídos del mismo autor/a