POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: Revisitando as Produções Científicas

Autores/as

  • Paulo Sérgio Araújo Tavares Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté

Palabras clave:

Desenvolvimento Humano. Ensino do Direito. Políticas Públicas. Teoria Bioecológica.

Resumen

Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o ensino superior do Direito atrelado às Políticas Sociais Públicas, sob o enfoque da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner.  Considera que os estudos do desenvolvimento no contexto exercem um relevante papel no cenário político nacional, associado à ideia de poder, uma vez que os juristas, desde a fundação de tais cursos no Brasil, ocupam importantes cargos dirigentes no país e estão presentes nas funções de poder da máquina estatal, dentre elas a de efetivação e elaboração das leis relacionadas às políticas sociais públicas. O objetivo do estudo foi identificar, em junho de 2014, o estado da arte das publicações sobre a temática em sites científicos, como o Banco de Dados de Dissertações e Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como do Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir de 2010. Os resultados confirmam a necessidade de produção científica sobre o conhecimento real desta temática, uma vez que nenhuma produção acessada relacionou-se com a questão pesquisada.

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Ensino do Direito. Políticas Públicas. Teoria Bioecológica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão " Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira". Atuo no ensino e na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar "Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação" da Universidade de Taubaté, coordenando a linha de pesquisa de Políticas Sociais, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização "Política Social e Trabalho Social com famílias".

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Universidade de Taubaté

Graduação em Psicologia, especialização em Psicologia Analítica e em Pedagogia Empresarial, mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas, área de concentração - Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade de Taubaté desde 1995, com atuação no curso de Psicologia, na extensão universitária e pós-graduação. Do trabalho com adultos trabalhadores resultou meu foco de estudos, prática docente e profissional: Saúde Mental & Trabalho, Saúde Mental & Envelhecimento e Desenvolvimento Humano. Coordeno desde 2001 um programa de extensão universitária de atenção integral ao envelhecimento, desenvolvendo ações em dois grandes eixos:a gerontologia educacional e a educação gerontológica. Sob a perspectiva da promoção de saúde, trabalho com otimização cognitiva e com a memória autobiográfica como vetor e método de pesquisa e de intervenção psicológica com idosos. Participo do corpo permanente de docentes do curso de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais.Tenho especial interesse pela Teoria Bioecológica de desenvolvimento humano, relacionada aos estudos sobre resiliência, envelhecimento e trabalho e o uso das narrativas autobiográficas em pesquisas.

Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Tavares, P. S. A., Brisola, E. M. A., & Leão, M. A. B. G. (2014). POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: Revisitando as Produções Científicas. Revista De Ciencias Humanas, 7(2), 16. Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/144

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>