ESTADO, SUJEITO E UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO E O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n1.a548Abstract
Este é um número comemorativo. A Revista de Ciências Humanas da Universidade de Taubaté - Unitau tem realizado nos últimos anos grandes conquistas. Na última avaliação da Capes fomos avaliados como B2 no Qualis interdisciplinar – área de nosso mestrado em Desenvolvimento Humano. Agora temos também o “Identificador de Objeto Digital” – Doi – nos artigos que publicamos, e que é responsável por tornar esses arquivos permanentes na internet. De certa forma, para comemorar esses bons ventos, intensificaremos o fluxo de nossas publicações, que se tornará quadrimestral, de modo que este é um primeiro volume deste ano de 2019, e será composto por nove artigos.
Este número da revista se dedica a pensar nossa sociedade, mas com foco nos sujeitos, em seus processos formativos dentro e fora da escola. Entendemos, assim, que neste número a Revista Ciências Humanas, dá passo importante na direção do realinhamento de seu escopo, que se orienta tanto para as reflexões da interdisciplinaridade, quanto para os diálogos sobre educação e ensino. Isto, pois, compreendemos tais áreas como complementares em seus saberes e fazeres.
Dessa maneira, o primeiro artigo destaca “O papel do Estado na provisão do cuidado: entre a cobertura social e a ‘crise do cuidado’” apontando as relações necessárias estabelecidas pelo Estado, de maneira a refletir sobre responsabilidades que vão para além do âmbito individual. Como contraponto, a constituição do próprio sujeito é tema de reflexão do segundo artigo apresentado que se intitula “Considerações acerca do processo de constituição da noção de sujeito”.
Como forma de concretizar a discussão entre políticas públicas e constituição dos sujeitos algumas pesquisas apontam caminhos de como diferentes pessoas em diferentes momentos de suas vidas compreendem seus processos formativos em áreas distintas de formação. Estes são temas trabalhados nos artigos intitulados “Representações sociais do trabalho para menor aprendiz”, “Visão de alunos e professores sobre melhorias na educação: pesquisa de campo em escolas públicas municipais de uma cidade sul mineira”, “Prevalência de sintomas depressivos em estudantes de Psicologia”.
A educação é pano de fundo das preocupações de muitos dos artigos deste número. Mas, num olhar mais de perto, é possível ver um outro bloco de discussão relacionado ao ensino, que ganha centralidade nas análises propostas pelos artigos “Educação musical: uma trilha pautada no contexto de época”, “Avaliação da metodologia Theoprax para a formação profissionalizante no Senai-Bahia”, “Planejamento da ação didática na educação especial: compreensões necessárias na elaboração do plano de AEE” e “Sociologia da Educação no Brasil: contextos e convergências”.
Assim, os autores desta edição trazem reflexões científicas importantes para a compreensão das relações entre sujeito e sociedade no mundo contemporâneo, centrado no campo das Ciências Humanas, mas estabelecendo diálogos interdisciplinares. Desta maneira, mais uma vez, compreendemos que nossa revista contribui para o cenário das discussões da interdisciplinaridade e da formação e da educação.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.