Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos

Autores

  • Adriana Mascarette Labinas Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté
  • Elisa Mitusko Aoyama Instituto de Botânica

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2010.v3.n1.a233

Resumo

Para o ensino do tema Insetos, o apoio do material didático tem sido amplamente utilizado, entretanto é necessário um olhar mais rigoroso acerca das informações transmitidas por meio dele, pois nem sempre são veiculadas com fidedignidade. Um outro recurso que incrementa o processo ensino-aprendizagem é a utilização do concreto para observações e transformações dos animais. Este artigo revela que um material concreto, de uso cotidiano pelos estudantes, é capaz de suscitar informações que provoquem conflito cognitivo, estímulo à criação de hipóteses, e ao mesmo tempo estabelecer relações com o conteúdo. Considera o papel do professor de suma importância nesse desenvolvimento e o chama à responsabilidade de dar ao ensino de Ciências uma abordagem mais integrada entre o que se observa e o que se pensa acerca da importância dos insetos no meio ambiente.

Biografia do Autor

Adriana Mascarette Labinas, Universidade de Taubaté

Ciências Agrárias

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté

Pedagogia

Elisa Mitusko Aoyama, Instituto de Botânica

Pós-graduação em “Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente”, São Paulo

Downloads

Publicado

2010-06-11