Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos

Autores

  • Adriana Mascarette Labinas Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté
  • Elisa Mitusko Aoyama Instituto de Botânica

Resumo

Para o ensino do tema Insetos, o apoio do material didático tem sido amplamente utilizado, entretanto é necessário um olhar mais rigoroso acerca das informações transmitidas por meio dele, pois nem sempre são veiculadas com fidedignidade. Um outro recurso que incrementa o processo ensino-aprendizagem é a utilização do concreto para observações e transformações dos animais. Este artigo revela que um material concreto, de uso cotidiano pelos estudantes, é capaz de suscitar informações que provoquem conflito cognitivo, estímulo à criação de hipóteses, e ao mesmo tempo estabelecer relações com o conteúdo. Considera o papel do professor de suma importância nesse desenvolvimento e o chama à responsabilidade de dar ao ensino de Ciências uma abordagem mais integrada entre o que se observa e o que se pensa acerca da importância dos insetos no meio ambiente.

Metrics

PDF views
1,745
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202638
|

Biografia do Autor

Adriana Mascarette Labinas, Universidade de Taubaté

Ciências Agrárias

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté

Pedagogia

Elisa Mitusko Aoyama, Instituto de Botânica

Pós-graduação em “Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente”, São Paulo

Downloads

Publicado

2010-06-11

Como Citar

Labinas, A. M., Calil, A. M. G. C., & Aoyama, E. M. (2010). Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos. Revista Ciências Humanas, 3(1). Recuperado de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/233

Edição

Seção

Artigo Original