O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA: A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a583Palavras-chave:
Mestrado Profissional em Educação, Currículo do Mestrado Profissional em Educação, Egressos de MPEResumo
O artigo em tela apresenta a estrutura curricular de um programa de mestrado profissional na área de Educação de uma universidade do interior paulista e discute os desafios e possibilidades dessa experiência formativa. Criado em 2014, vem formando professores e profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior que desejam ingressar no Stricto sensu, e com isso vem fomentando pesquisas na área da Educação, que abrangem diversas temáticas dentro dos campos da formação de professores, políticas públicas educacionais e inclusão e diversidade. Tem como objetivo divulgar a estrutura curricular do curso, bem como revelar a opinião dos egressos da primeira turma sobre a organização curricular e a repercussão na sua prática profissional. Para tanto, foram pesquisados o regulamento do curso, e um recorte temporal em pesquisa realizada com os egressos da primeira turma, totalizando 15 participantes que se voluntariaram, por meio de entrevista semiestruturada que, entre outros aspectos, levantou as impressões que esses egressos tiveram sobre sua participação no curso. Os resultados apontaram as dificuldades iniciais dos mestrandos, que tinham como parâmetro sua experiência em cursos de graduação e especialização lato sensu; evidenciam também que se surpreenderam positivamente com o conteúdo ministrado e com a metodologia das aulas. Todos os participantes apontaram que as experiências vivenciadas no MPE trouxeram mudanças positivas na sua prática profissional.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.