FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a539Keywords:
Educação Inclusiva. Formação Militar. Formação de ProfessoresAbstract
A educação é um direito assegurado para todos os sujeitos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar como a acessibilidade comunicacional, atitudinal e arquitetônica de uma escola interfere no processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como, estimular a discussão sobre o tema na perspectiva de contribuir para a qualidade do processo educacional e de oportunizar a análise e reflexão em relação ao assunto. Como proposta metodológica foi realizado um estudo baseado em referenciais teóricos e legislações que sustentam o tema abordado, além da realização de uma pesquisa de campo com alunos, monitores e professores, no intuito de compreender a percepção e os interesses no que se referem a inclusão escolar. A análise dos resultados favoreceu a divulgação interna e subsidiou ações na perspectiva da inclusão, além de que, permitiu a detecção da necessidade de adequação nas práticas pedagógicas, da formação dos profissionais e da readequação da estrutura física para garantir a inclusão.
Metrics
References
BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm, acesso em 26/10/2017.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm, acesso em 26/10/2017.
______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994b.
______. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC/ SEE, 1996.
______. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 43. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.
______. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]. Estatuto da criança e do adolescente [recurso eletrônico]: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 14. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
CBMDF. Portaria nº 021/CBMDF de 07 de julho de 2000- Regimentos Interno e Escolar do. Boletim Geral-BG nº128 do CBMDF. 2000.
DISTRITO FEDERAL. Lei nº 2393, de 07 de junho de 1999. Cria o Colégio Militar Dom Pedro II, na área da Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 1999. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/50351/Lei_2393_07_06_1999.html, acesso em 26/10/2017.
______. Decreto n° 21.298, de 29 de junho de 2000. Dispõe sobre a regulamentação da Lei Distrital n.° 2.393 de 07 de junho de 1999, que cria o Colégio Militar Dom Pedro II na área da Academia de Bombeiros Militar do
Distrito Federal e dá outras providências. 2000. Disponível em: http://www.cmdpii.com.br/images/legislacao-pdf/decreto-n-21298-de-29-de-junho-de-2000.pdf, acesso em 26/10/2017.
MANTOAN, M. T. E; PRIETO, R. G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MAZZOTA, M. J. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1995.
MEIRIEU, P. A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.