Contextos indígenas como fator de desenvolvimento bioecológico de seus membros: relato de experiência
Palavras-chave:
Teoria Bioecológica, Contextos Indígenas, Desenvolvimento HumanoResumo
Considera-se que o contexto tem papel predominante no desenvolvimento humano de forma a influenciar e ser influenciado pelas características da pessoa desenvolvente. Objetiva-se com este artigo refletir sobre a importância dos contextos indígenas como contributo para o desenvolvimento bioecológico de seus membros. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de um estudo básico, qualitativo e descritivo, caracterizado como relato de experiência. Para ilustrar esta construção teórica, optou-se por observar, de forma totalmente livre e em ambiente natural, por 18 horas distribuídas em dois dias seguidos de nove horas, o comportamento de uma tribo indígena no estado do Amazonas. A socialização dessa experiência, refletida e criticada à luz da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e da bibliografia consulta, aponta como resultado que centrar discussões em torno dos mais diversos contextos como importante fator de desenvolvimento humano, contribui para resignificar as ações de todos aqueles que buscam gerar e atualizar conhecimentos a respeito das Teorias que focam o desenvolvimento humano nas suas mais diferenciadas nuances. Portanto, conclui-se que a Teoria Bioecológica potencializa o alcance dos resultados satisfatórios das pesquisas que se propõem estudar e analisar o desenvolvimento-no-contexto.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.