O LUGAR DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a932Palavras-chave:
Educação; Ensino; Filosofia da Educação; Ensino Superior; Psicologia da Educação.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar alguns apontamentos referentes à relevância sobre o lugar da Psicologia da Educação no processo formativo do professor como intelectual na transmissão da cultura escolar. A partir da experiência docente na disciplina Psicologia da Educação, a pergunta básica seria: qual o papel da Psicologia da Educação para pensarmos o ensinar e o aprender no campo escolar? O referido tema se justifica pelo fato de que o aspecto formativo se torna relevante, pois a transmissão de conceitos permite o sujeito interpretar criticamente a realidade. O método utilizado para a construção deste estudo tem, como proposição investigativa, a hermenêutica pautada no campo da teoria crítica para analisar o sentido da Psicologia da Educação e os processos formativos. Conclui-se que a Psicologia da Educação pode se apresentar como modo como o sujeito orienta sua atividade educativa a partir das reflexões do campo escolar e, primordialmente, refletir sobre as questões do ensinar e aprender em sala de aula.
Metrics
Referências
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: ________. Obras Completas. v. XIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROGERS, Carl & ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU.Ed Universidade de São Paulo, 1977, p. 143-161.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
VIVALDI, Flávia Maria de Campos. Origem da palavra. Disponível em: <https://origemdapalavra.com.br/palavras/professor/>. Acesso em: 02 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.