EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marco Pereira USP - Escola de Engenharia de Lorena
  • Milene Soares Barbosa
  • Natalia Quinquiolo
  • Priscila Pacca e Silva
  • Carlos Alberto Moreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a553

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Consciência ambiental. Educação ambiental. Cartilha.

Resumo

Muitos são os problemas ambientais decorrentes da falta de conscientização da sociedade acerca do desenvolvimento sustentável. Esse trabalho tem o objetivo de aprimorar a consciência ambiental de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola rural do munícipio de Paraibuna, por meio da autoanálise dos estudantes e da produção, em grupo, de uma cartilha de conscientização ambiental, buscando desenvolver a autonomia e as habilidades de comunicação, de socialização dos estudantes e da abordagem de temas transversais ligados ao meio ambiente e de educação ambiental dos alunos e da comunidade. Os resultados apresentados ilustram a importância do desenvolvimento de projetos de conscientização ambiental, desde sua idealização em sala de aula até a confecção do material final, pois permitiu o envolvimento dos estudantes com a temática, além colocar o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Marco Pereira, USP - Escola de Engenharia de Lorena

Departamento de Engenharia Quimica

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

Milene Soares Barbosa

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Natalia Quinquiolo

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Priscila Pacca e Silva

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (USP)

Carlos Alberto Moreira dos Santos

Departamento de Engenharia Quimica

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

Referências

ABÍLIO, F.J. P. Ética, Cidadania e Educação Ambiental. In: Andrade, M.O. (org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento: bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 128p.

COCCO, S. Student leadership development: The contribution of project-based learning (Unpublished Master’s thesis). Royal Roads University, Victoria, BC, Canada. 2006

DIAS, G. F. Educação ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

FERNANDES, S., MESQUITA, D., FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Engaging students in learning: findings from a study of project-led education. European Journal of Engineering Education, Vol 39, No. 1, pp.55-67. 2014.

GRAFF, E.; KOLMOS, A. (2003). Characteristics of Problem-Based Learning. International Journal of Engineering Education, Vol 19, No. 5, pp. 657-662. 2003

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesquisa. São Paulo, n. 118 p. 189-206, Mar 2003.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, ago. 2005

LIMA, R. M.; SILVA, J. M.; JANSSEN, N.; MONTEIRO, S. B. S.; SOUZA, J. C. F. Project-based learning course design: a service design approach. International Journal. Services and Operations Management, 11(3), 2002

MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F.; MUNHOZ, A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. 2012

MILLS, J. E., & TREAGUST, D. F. Engineering Education - Is Problem-Based or Project-Based Learning the Answer? Australasian Journal of Engineering Education, (February). 2003. Disponivel em: http://www.engineersmedia.com.au/journals/aaee/a2index.html. Acesso em 13 maio 2018

PIN, Adriana. et al. Educação ambiental na perspectiva transdiciplinar: uma prática pedagógica direcionada aos alunos da turma do segundo ano técnico em mecânica integrado ao ensino médio do IFES campus São Mateus (ES). Acta Semiótica Linguística. Paraíva, v. 21, n. 2, p. 76-85, 2016.

POWELL, P. C.; WEENK, W. Project-led engineering education. Utrecht: Lemma Publishers. 2003

SILVA, Katia Araújo et al. Elaboração de uma cartilha como material educativo para preservação da tartaruga verde (chelonia mydas) em Itaipú, Niterói, Rio de Janeiro. Revista presença, [s.l.], v. 2, p. 35-58, aug. 2017. Issn 2447-1534.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.

SCHULTZ, P. W. Environmental attitudes and behaviors across cultures. In W. J. Lonner, D. L. Dinnel, S. A. Hayes, and D. N. Sattler. Online readings in psychology and culture (unit 8, chapter 4), Center for Cross Cultural Research, Western Washington University, Bellingham, Washington USA (2002).

THOMAS, J. W. A review of research on Project-Based Learning”. San Rafael. CA. 2000 Disponivel em: http://www.bie.org/images/uploads/general/9d06758fd346969cb63653d00dca55c0.pdf Acessado em: 15 Abr 2019

TRISTÃO, M. Saberes e fazeres da Educação Ambiental no cotidiano escolar. Revista brasileira de educação ambiental, Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, n.0, p. 47-55, 2007.

Publicado

2019-12-19