FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

Autores

  • Sheldon William Silva Universidade Federal de Lavras
  • Railda Gonçalves Centro universitário do Sul de Minas
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Guaracy Silva Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a539

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Militar. Formação de Professores

Resumo

A educação é um direito assegurado para todos os sujeitos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar como a acessibilidade comunicacional, atitudinal e arquitetônica de uma escola interfere no processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como, estimular a discussão sobre o tema na perspectiva de contribuir para a qualidade do processo educacional e de oportunizar a análise e reflexão em relação ao assunto. Como proposta metodológica foi realizado um estudo baseado em referenciais teóricos e legislações que sustentam o tema abordado, além da realização de uma pesquisa de campo com alunos, monitores e professores, no intuito de compreender a percepção e os interesses no que se referem a inclusão escolar. A análise dos resultados favoreceu a divulgação interna e subsidiou ações na perspectiva da inclusão, além de que, permitiu a detecção da necessidade de adequação nas práticas pedagógicas, da formação dos profissionais e da readequação da estrutura física para garantir a inclusão. 

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Publicado

2019-12-19