TRANSMISSÃO DE SABER E REFORMA DISCIPLINAR EM ESCOLAS EM PRISÕES MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO SUBJETIVA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a305Palavras-chave:
Memória social – educação – prisão – transmissão de saberResumo
O artigo analisa a transmissão do saber no âmbito das escolas prisionais, destacando a memória social das prisões, como espaço de punição e educação, e o ato de transmissão do saber como possibilidade de coerção ou criação de subjetividade. Refletir sobre a educação em espaços prisionais é tentar desvendar as transformações possíveis desenhadas em um lugar, a priori, marcado pelo controle e pela estaticidade; compreendendo o cotidiano como um campo de forças em luta, onde é possível desenvolver alternativas de vida em termos de criação, e não simplesmente a reprodução de práticas naturalizadas. O artigo analisa a transmissão de saber no âmbito da escola em prisão, como um tipo de experiência atravessada pela singularidade, edificada em rastros de memória.Metrics
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