Metodologias Ativas e Protagonismo Juvenil no Ensino Médio
As interferências no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1048Palavras-chave:
Posicionamento crítico; Autonomia; Estratégias Ativas.Resumo
Ao longo do contexto histórico da educação brasileira, percebemos mudanças nos processos metodológicos para atender às novas especificidades dos discentes (sujeitos autônomos e protagonistas). Diante disso, surgem as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem as quais colocam os jovens no centro do processo educacional, por meio de métodos atrativos e reflexivos. Este trabalho tem como objetivos destacar os novos paradigmas da educação e os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); discutir os impactos das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e demonstrar a relação dos métodos ativos com o protagonismo juvenil no Ensino Médio (EM), além de apresentar uma proposta de atividade utilizando metodologia ativa no 1º ano. Como processo metodológico, o artigo traz um estudo de cunho exploratório a partir de trabalhos já realizados, como livros e artigos científicos sobre as Metodologias Ativas e suas interferências no processo educacional; sites, como a LDB comentada e as algumas Leis (LDB, BNCC e CF). Como resultado final, o trabalho conduziu a uma discussão acerca dos impactos das Metodologias Ativas no processo de aprendizagem e como isso se articula com o desenvolvimento do protagonismo juvenil no EM. Quanto às considerações finais, é importante salientar a relevância das discussões aqui expostas para a construção de uma educação mais problematizadora e que atenda às reais necessidades dos alunos do século XXI.
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