ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Concepções que Estruturam a Escola e a Sociedade
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n2.a993Palavras-chave:
Capacitismo, Modelo Médico, Modelo Social, NAPNE, Pessoa com DeficiênciaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté. Tem como objetivo trazer o andamento das análises desta pesquisa que buscam compreender em conjunto com a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), as lacunas presentes no funcionamento e apoio aos(as) estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados(as) em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo. O artigo apresenta uma das categorias analisadas na dissertação, que teve como foco principal as discussões sobre o capacitismo, forma que nomeia o preconceito e discriminação às pessoas com deficiência. O objetivo do presente trabalho consiste em compreender as concepções do capacitismo enraizadas na sociedade e reproduzidas dentro das instituições de ensino, o que prejudicam o processo de escolarização e desenvolvimento dos(as) estudantes com deficiência. O estudo é de abordagem qualitativa e desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa. Foram convidados(as) para participar deste estudo os(as) membros(as) do NAPNE de um campus da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se como instrumento para produção de informações a Roda de Conversa. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Espera-se que este estudo possa contribuir com o alargamento e fortalecimento das ações do Núcleo, possibilitando minimizar barreiras e limitações capacitistas. Dessa forma, poderá servir como incentivo na construção de uma escola que respeite e valorize as diferenças e a diversidade.
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