ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Concepções que Estruturam a Escola e a Sociedade

Autores/as

  • Priscila Ribeiro Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0002-7677-6337

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n2.a993

Palabras clave:

Capacitismo, Modelo Medico, Modelo Social, NAPNE, Persona Discapacitada

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté. Tem como objetivo trazer o andamento das análises desta pesquisa que buscam compreender em conjunto com a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), as lacunas presentes no funcionamento e apoio aos(as) estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados(as) em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo. O artigo apresenta uma das categorias analisadas na dissertação, que teve como foco principal as discussões sobre o capacitismo, forma que nomeia o preconceito e discriminação às pessoas com deficiência. O objetivo do presente trabalho consiste em compreender as concepções do capacitismo enraizadas na sociedade e reproduzidas dentro das instituições de ensino, o que prejudicam o processo de escolarização e desenvolvimento dos(as) estudantes com deficiência. O estudo é de abordagem qualitativa e desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa. Foram convidados(as) para participar deste estudo os(as) membros(as) do NAPNE de um campus da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se como instrumento para produção de informações a Roda de Conversa. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Espera-se que este estudo possa contribuir com o alargamento e fortalecimento das ações do Núcleo, possibilitando minimizar barreiras e limitações capacitistas. Dessa forma, poderá servir como incentivo na construção de uma escola que respeite e valorize as diferenças e a diversidade.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Alves, C. A. & Moraes, M. (2019). Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: uma prática de acolhimento e cuidado. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(2), 484-502. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/44287/30185

Angelucci, C. B. (2014). Medicalização das diferenças funcionais – continuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances: Estudos sobre Educação, 25(1), 116-134. doi: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2745

Bardin, L. (1977/2016) L' Analyse de Conremt [Análise de Conteúdo]. (L. A. Reto & A. Pinheiro Trad.). Presses Univcrsitaires de France - Edições 70.

Böck, l. k. & Silva, S. C. da & Gomes, D. M. & Beche, R. C. E. (2020). Estudos da deficiência na educação: reflexões sobre o capacitismo no Ensino Superior. In Gesser, M. & Böck, L. K. & Lopes, P. H. (Org), Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social (pp.211-226). Curitiba: CRV.

Discriminar (2023). In Dicionário Online de Português, Recuperado https://www.dicio.com.br/discriminar/

Estrutural (2023). In Dicionário Online de Português, Recuperado https://www.dicio.com.br/estrutural/

Lima, E. B. de & Ferreira, S. de M. & Lopes, P. H. (2020). Influências da eugenia na legislação educacional Brasileira: as produções capacitistas na educação especial. In Gesser, M. & Böck, L. K. & Lopes, P. H. (Org), Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social (pp.165-188). Curitiba: CRV.

Magalhães, L. de O. R.(2021). A Dimensão Subjetiva dos Processos de Inclusão Escolar no Movimento da Pesquisa-Trans-Formação [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo].

Magalhães, L. de O. R. (2022). Luta anticapacitista à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. In Bock, A. M. B. & Rosa, E. Z. & Gonçalves, M. G. M. & Aguiar, W. M. J. (Org). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais (pp. 299-314). São Paulo: EDUC – PIPEq.

Martins, J. S. dos S. & Monteiro, J. L. (2020). Contribuições da ética do cuidado para a construção de práticas de coensino emancipatória. In Gesser, M. & Böck, L. K. & Lopes, P. H. (Org), Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social (pp.189-210). Curitiba: CRV.

Mello, A. G. de. (2016). Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10), 3265-3276. doi: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016

Mello, A. G. de. (2020). Corpos (in) capazes. Jacobin Brasil, edição especial, 99-102.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Ribeiro Viana, P., & de Oliveira Rocha Magalhães, L. . (2023). ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Concepções que Estruturam a Escola e a Sociedade. Revista De Ciencias Humanas, 16(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n2.a993