DO SUBÚRBIO PARA A PERIFERIA - O SUBURBANISMO FANTÁSTICO CONTEMPORÂNEO
uma nova ambientação do subgênero cinematográfico?
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a745Palavras-chave:
Suburbanismo Fantástico, Gênero Cinematográfico, Subúrbio Estadunidense, Periferia, RepresentatividadeResumo
Proposto por Angus McFadzean (2017) o suburbanismo fantástico é um subgênero cinematográfico que junta características do trivial (o subúrbio estadunidense) com elementos de fantasia, em tramas onde o amadurecimento do protagonista se funde com a jornada do herói. McFadzean se aprofunda em seu estudo sobre o subgênero (2019) afirmando que este é primordialmente marcado pela branquitude de seus/suas protagonistas – vinculados a uma classe média estadunidense. No entanto, no final da década de 2010, um grupo de filmes se destacaram por trazer protagonistas negros/negras e latinos/latinas, trazendo novas possibilidades para o subgênero. No presente artigo nos aprofundaremos em dois deles, A Gente se Vê Ontem (See You Yesterday, Stefon Bristol, 2019) e Vampiros x The Bronx (Vampires x The Bronx, Osmany Rodriguez, 2020), que, além de trazer um protagonismo negro(a)/latino(a), deslocam suas narrativas para as periferias urbanas. Tais escolhas representam profundas inovações semânticas e sintáticas para o subgênero – que repercutem em sua própria estrutura e narrativa. Isto, por sua vez, cria questões genérica que serão discutidas neste trabalho. Estes filmes representam um novo subgênero? São um ciclo fechado do suburbanismo fantástico, resposta pontual de Hollywood a movimentos sociais como o #OscarSoWhite e o #BlackLivesMatter? Ou podem ser considerados uma modernização do mesmo, a partir de sensibilidades modernas sobre representatividade e participação de novos corpos na indústria?
Metrics
Referências
Referências
Abrams. J.J. (2011) Super 8 [Filme] EUA: Paramount
Altman, R. (1984) A Semantic/Syntactic Approach to Film Genre. Cinema Journal. VOl. 23, n.3, University of Texas, US. pp.6-18
________,. (2000) Los géneros cinematograficos. Barcelona: Paidós
Avila, E. (2004) Popular Culture in the Age of White Flight: Fear and Fantasy in Suburban Los Angeles. Los Angeles: American Corssroads
Baumgartner, M. (1988) The Moral order of a Suburb. New York: Oxford University Press.
Beuka, R. (2004) Suburbianation. New York: Palgrave Macmillan
Bristol, S. (2019) A Gente se Vê Ontem (Filme) EUA: Netflix
Burton, T. (1988) Os Fantasmas se Divertem (Filme) EUA: Warner
Columbus, C. (1990) Esqueceram de Mim [Filme] EUA: Fox
Cornish, J. (2011) Ataque ao Prédio (Filme) Reino Unido/França: Optimum
Craven, W. (1991) As Criaturas Atrás das Paredes (Filme) EUA: Universal
Dante, J. (1984) Gremlins [Filme] EUA: Warner
Deutch, H. (1986) Garota Rosa Shocking (Filme) EUA: Paramount
Donner, R. (1985). Os Goonies [Filme] EUA: Warner
Duffer, M.; Duffer, R. (2016-) Stranger Things [Série] EUA: Netflix
Dwyer, M. (2015) Back to the Fifities. Nostalgia, Hollywood Film, and Popular Music of the Seventies and Eighties. New York: Oxford University Press
Freud, S. (1976)“O estranho”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V.17. Rio de Janeiro: Imago
Gledhill, C. (1987) ‘The Melodramatic Field: An Investigation’, in C. Gledhill (ed.), Home is Where the Heart is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film, London: BFI
Gordon, C (2008).. Mapping Decline: St. Louis and the Fate of the American City. New York: University of Pennsylvania
Jackson, K. (1987) Crabgrass Frontier: The Suburbanization of the United States. New York: Oxford University Press
Holland, T. (1985) A Hora do Espanto [Filme] EUA: Columbia
Johnston, J. (1989) Querida, Encolhi as Crianças [Filme] EUA: Buena Vista
_________. (1995) Jumanji (Filme) EUA: TriStar
Jurca, C. (2001) White Diaspora. The Suburb and the Twentieth-Century American Novel. London: Princeton University Press
Karas, J. (2020) A Grande Luta (Filme) EUA: Netflix
Marshall, P. (1988) Quero ser Grande [Filme] EUA: Fox
McFadzean, A. (2017) The suburban fantastic: A semantic and syntactic grouping in contemporary Hollywood Cinema.. Science Fiction Film and Television, Volume 10, Issue 1 London: Liverpool University Press
___________. (2019) Suburban Fantastic Cinema: Growing Up in the Late Twentieth Century. Wallflower Press. New York: Columbia Univesity
Muschietti, A. (2017) It – Capítulo 1 (Filme) EUA: Warner
Putnam, R., (2000) Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community New York: Simon & Schuster
Robins, M. (1987) O Milagre Veio do Espaço [Filme] EUA: Universal
Rodriguez, O. (2020) Vampiros x The Bronx (Filme) EUA: Netflix
Rowley, S. (2015) Movie Towns and Sitcom Suburbs: Building Hollywood’s Ideal Communities. London: Palgrave Macmillan
Scott, A. (2017) Cities and Suburbs in the Eisenhower Era. In A Companion to Dwight D. Eisenhower, p.114-137 New Jersey: John Willey & Sons, New Jersey
Schumacher, J. (1987) Garotos Perdidos (Filme) EUA: Warner
Segal, P. (2020) Aprendiz de Espiã (Filme) EUA: Amazon Prime
Siberling, B. (1995) Gasparzinho – O Fantasminha Camarada [Filme] EUA: Universal
Spielberg, S. (1982). E.T. – O Extraterrestre [Filme] EUA: Universal
Spigel, L. (2001) Welcome to the Dream House. Popular Media and Postwar Suburbs. London: Duke University Press
Talalay, R. (2020) Manual de Caça a Monstros (Filme) EUA: Netflix
Troy, G. (2005) Morning in America: How Ronald Reagan Invented the 1980s. Princeton, New Jersey Princeton University Press
Wimsatt, W (2008). Bomb the Suburbs. Chicago: Subway & Elevated Press, Chicago. 2008
Wood, R. (2003) Hollywood from Vietnam to Reagan... and beyond. New York: Columbia University Press
Zemeckis. R. (1985) De Volta para o Futuro [Filme] EUA: Universal
_________. (1990) De Volta para o Futuro III [Filme] EUA: Universal
_________. (2020) A Convenção das Bruxas (Filme) EUA: Warner
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.