DO SUBÚRBIO PARA A PERIFERIA - O SUBURBANISMO FANTÁSTICO CONTEMPORÂNEO

uma nova ambientação do subgênero cinematográfico?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a745

Palabras clave:

Suburbanismo Fantástico, Gênero Cinematográfico, Subúrbio Estadunidense, Periferia, Representatividade

Resumen

Proposto por Angus McFadzean (2017) o suburbanismo fantástico é um subgênero cinematográfico que junta características do trivial (o subúrbio estadunidense) com elementos de fantasia, em tramas onde o amadurecimento do protagonista se funde com a jornada do herói. McFadzean se aprofunda em seu estudo sobre o subgênero (2019) afirmando que este é primordialmente marcado pela branquitude de seus/suas protagonistas – vinculados a uma classe média estadunidense. No entanto, no final da década de 2010, um grupo de filmes se destacaram por trazer protagonistas negros/negras e latinos/latinas, trazendo novas possibilidades para o subgênero. No presente artigo nos aprofundaremos em dois deles, A Gente se Vê Ontem (See You Yesterday, Stefon Bristol, 2019) e Vampiros x The Bronx (Vampires x The Bronx, Osmany Rodriguez, 2020), que, além de trazer um protagonismo negro(a)/latino(a), deslocam suas narrativas para as periferias urbanas. Tais escolhas representam profundas inovações semânticas e sintáticas para o subgênero – que repercutem em sua própria estrutura e narrativa. Isto, por sua vez, cria questões genérica que serão discutidas neste trabalho. Estes filmes representam um novo subgênero? São um ciclo fechado do suburbanismo fantástico, resposta pontual de Hollywood a movimentos sociais como o #OscarSoWhite e o #BlackLivesMatter? Ou podem ser considerados uma modernização do mesmo, a partir de sensibilidades modernas sobre representatividade e participação de novos corpos na indústria?

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Referências

Abrams. J.J. (2011) Super 8 [Filme] EUA: Paramount

Altman, R. (1984) A Semantic/Syntactic Approach to Film Genre. Cinema Journal. VOl. 23, n.3, University of Texas, US. pp.6-18

________,. (2000) Los géneros cinematograficos. Barcelona: Paidós

Avila, E. (2004) Popular Culture in the Age of White Flight: Fear and Fantasy in Suburban Los Angeles. Los Angeles: American Corssroads

Baumgartner, M. (1988) The Moral order of a Suburb. New York: Oxford University Press.

Beuka, R. (2004) Suburbianation. New York: Palgrave Macmillan

Bristol, S. (2019) A Gente se Vê Ontem (Filme) EUA: Netflix

Burton, T. (1988) Os Fantasmas se Divertem (Filme) EUA: Warner

Columbus, C. (1990) Esqueceram de Mim [Filme] EUA: Fox

Cornish, J. (2011) Ataque ao Prédio (Filme) Reino Unido/França: Optimum

Craven, W. (1991) As Criaturas Atrás das Paredes (Filme) EUA: Universal

Dante, J. (1984) Gremlins [Filme] EUA: Warner

Deutch, H. (1986) Garota Rosa Shocking (Filme) EUA: Paramount

Donner, R. (1985). Os Goonies [Filme] EUA: Warner

Duffer, M.; Duffer, R. (2016-) Stranger Things [Série] EUA: Netflix

Dwyer, M. (2015) Back to the Fifities. Nostalgia, Hollywood Film, and Popular Music of the Seventies and Eighties. New York: Oxford University Press

Freud, S. (1976)“O estranho”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V.17. Rio de Janeiro: Imago

Gledhill, C. (1987) ‘The Melodramatic Field: An Investigation’, in C. Gledhill (ed.), Home is Where the Heart is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film, London: BFI

Gordon, C (2008).. Mapping Decline: St. Louis and the Fate of the American City. New York: University of Pennsylvania

Jackson, K. (1987) Crabgrass Frontier: The Suburbanization of the United States. New York: Oxford University Press

Holland, T. (1985) A Hora do Espanto [Filme] EUA: Columbia

Johnston, J. (1989) Querida, Encolhi as Crianças [Filme] EUA: Buena Vista

_________. (1995) Jumanji (Filme) EUA: TriStar

Jurca, C. (2001) White Diaspora. The Suburb and the Twentieth-Century American Novel. London: Princeton University Press

Karas, J. (2020) A Grande Luta (Filme) EUA: Netflix

Marshall, P. (1988) Quero ser Grande [Filme] EUA: Fox

McFadzean, A. (2017) The suburban fantastic: A semantic and syntactic grouping in contemporary Hollywood Cinema.. Science Fiction Film and Television, Volume 10, Issue 1 London: Liverpool University Press

___________. (2019) Suburban Fantastic Cinema: Growing Up in the Late Twentieth Century. Wallflower Press. New York: Columbia Univesity

Muschietti, A. (2017) It – Capítulo 1 (Filme) EUA: Warner

Putnam, R., (2000) Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community New York: Simon & Schuster

Robins, M. (1987) O Milagre Veio do Espaço [Filme] EUA: Universal

Rodriguez, O. (2020) Vampiros x The Bronx (Filme) EUA: Netflix

Rowley, S. (2015) Movie Towns and Sitcom Suburbs: Building Hollywood’s Ideal Communities. London: Palgrave Macmillan

Scott, A. (2017) Cities and Suburbs in the Eisenhower Era. In A Companion to Dwight D. Eisenhower, p.114-137 New Jersey: John Willey & Sons, New Jersey

Schumacher, J. (1987) Garotos Perdidos (Filme) EUA: Warner

Segal, P. (2020) Aprendiz de Espiã (Filme) EUA: Amazon Prime

Siberling, B. (1995) Gasparzinho – O Fantasminha Camarada [Filme] EUA: Universal

Spielberg, S. (1982). E.T. – O Extraterrestre [Filme] EUA: Universal

Spigel, L. (2001) Welcome to the Dream House. Popular Media and Postwar Suburbs. London: Duke University Press

Talalay, R. (2020) Manual de Caça a Monstros (Filme) EUA: Netflix

Troy, G. (2005) Morning in America: How Ronald Reagan Invented the 1980s. Princeton, New Jersey Princeton University Press

Wimsatt, W (2008). Bomb the Suburbs. Chicago: Subway & Elevated Press, Chicago. 2008

Wood, R. (2003) Hollywood from Vietnam to Reagan... and beyond. New York: Columbia University Press

Zemeckis. R. (1985) De Volta para o Futuro [Filme] EUA: Universal

_________. (1990) De Volta para o Futuro III [Filme] EUA: Universal

_________. (2020) A Convenção das Bruxas (Filme) EUA: Warner

Publicado

2021-08-09

Cómo citar

Baptista Lauria, P. A. (2021). DO SUBÚRBIO PARA A PERIFERIA - O SUBURBANISMO FANTÁSTICO CONTEMPORÂNEO: uma nova ambientação do subgênero cinematográfico?. Revista De Ciencias Humanas, 14(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a745