SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENTRE OS ANOS 1930 E 1980: contextos e convergências
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo9Palavras-chave:
Sociologia da Educação.História das Ciências Sociais. Ensino Público.Resumo
Entre a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, passando pela renovação científica de 1950-60, quando se aprofundaram os debates sobre a importância do caráter científico e empírico das pesquisas em educação, até o período de avaliação das reformas realizadas pelos governos militares entre os anos 1970 e 1980, uma série de observações, análises e soluções distintas para os problemas sociais da educação brasileira. O caráter universal da educação, sua problematização como um processo social e a avaliação crítica do papel da educação nas relações de dominação da sociedade capitalista perpassaram a produção de autores como Fernando Azevedo, Florestan Fernandes, Antônio Cândido, Bárbara Freitag e Luiz Antônio Cunha. Neste estudo, procuramos retomar aspectos da produção sociológica sobre o tema da educação no Brasil, pontuando alguns dos principais autores que, em contextos diferentes, convergiram suas reflexões para os possíveis caminhos e transformações que a educação brasileira viveu durante o século XX.
Metrics
Referências
ECKERT, Clarissa Baeta Neves. Estudos sociológicos sobre educação no Brasil. In.: MICELI (org.). O que ler na ciência social brasileira: 1970-2002. Vol. 4. São Paulo: Sumaré, 2002.
AZEVEDO, Fernando de [et. all]. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010.
CUNHA, Luiz Antônio. “Educação e Sociedade no Brasil”. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais, n. 11, pp. 1 - 64, Rio de Janeiro, 1981.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.
FERNANDES, Florestan. In: FORACCHI, Marialice, PEREIRA, Luiz. Educação e Sociedade. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus/EDUSP, 1966
CÂNDIDO, Antonio. Tendências no Desenvolvimento da Sociologia da Educação. In.: FORCHI, M aria Alice; PEREIRA, Luiz. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.