CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo1Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática, Aprendizagem Baseada em Projetos, Protótipo.Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contextualizar a matemática e avançar no ensino, com o estímulo da criação de protótipos de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Foi desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual de Guaratinguetá/SP utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os alunos se organizaram em sete grupos. O desenvolvimento dos protótipos ocorreu nas aulas de matemática durante oito semanas. Os grupos escolheram um líder e um secretário. Os líderes e secretários foram alterados durante o desenvolvimento do projeto, conforme a rotatividade sugerida pela metodologia ABP. Cada grupo criou um protótipo do espaço físico para o (LEM). Os grupos utilizaram softwares e aplicativos de design para a construção dos protótipos, fizeram cotação de preços dos materiais para a montagem do laboratório e montaram aulas expositivas em slides para a apresentação do projeto. A aplicação da metodologia da ABP possibilitou o desenvolvimento do trabalho em equipe e o engajamento dos alunos acerca da resolução do problema proposto.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Aprendizagem Baseada em Projetos; Protótipo.
Metrics
Referências
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Naomar F., Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. II (1-2), 1997.
BARROSO, Mariana Moran; FRANCO, Valdeni Soliani. O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores de matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 18, n. 34, p.205-234, dez. 2010. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. São Paulo: Penso, 2014. 154 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=lang_pt&id=mBazCAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=aprendizagem+baseada+em+projetos&ots=Ak2BJRjVBX&sig=jD9jH2RT4HqA3jRmEeHB7-QUQ5s#v=onepage&q&f;=false>. Acesso em: 26 maio 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2000.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 2009.
GUEDES, Karine de Lima; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes. A Avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, [s.l.], v. 16, n. 1, p.71-100, 31 mar. 2015. ANGRAD. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/201/176 >. Acesso em: 02 jun 2017.
Índice de desenvolvimento da Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em 03 jun 2017.
KRULIK, Stephen; REYS Robert E. (orgs) A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
LOPES, Jairo de Araujo; ARAUJO, Elizabeth Adorno de. O Laboratório de Ensino de Matemática: Implicações na Formação de Professores. ZetetikÉ: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 15, n. 27, p.57-70, jun. 2007. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 261 p.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 236 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2353/TeseLRCR.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 maio 2017.
RODRIGUES, Disnah Barroso et al. Avaliação da aprendizagem no ensino médio: as concepções dos professores de física sobre o uso da observação e dos registros para avaliar. Educação em Debate, Fortaleza, v. 35-38, n. 66-71, p.70-82, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/72/35>.Acesso em: 29 maio. 2017.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. 204 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.