CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Authors

  • Danielle Silva de Novais Teixeira Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo - EEL-USP http://orcid.org/0000-0003-4578-8324
  • Neimar Juliano Albano da Silva UNITAU
  • Fabiana Barbosa de Jesus UNITAU
  • Magda dos Santos Cardoso UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo1

Keywords:

Laboratório de Ensino de Matemática, Aprendizagem Baseada em Projetos, Protótipo.

Abstract

Resumo: Este trabalho tem como objetivo contextualizar a matemática e avançar no ensino, com o estímulo da criação de protótipos de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Foi desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual de Guaratinguetá/SP utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os alunos se organizaram em sete grupos. O desenvolvimento dos protótipos ocorreu nas aulas de matemática durante oito semanas. Os grupos escolheram um líder e um secretário. Os líderes e secretários foram alterados durante o desenvolvimento do projeto, conforme a rotatividade sugerida pela metodologia ABP. Cada grupo criou um protótipo do espaço físico para o (LEM). Os grupos utilizaram softwares e aplicativos de design para a construção dos protótipos, fizeram cotação de preços dos materiais para a montagem do laboratório e montaram aulas expositivas em slides para a apresentação do projeto.  A aplicação da metodologia da ABP possibilitou o desenvolvimento do trabalho em equipe e o engajamento dos alunos acerca da resolução do problema proposto.

 

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Aprendizagem Baseada em Projetos; Protótipo.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Danielle Silva de Novais Teixeira, Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo - EEL-USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências - EEL-USP

References

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Naomar F., Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. II (1-2), 1997.

BARROSO, Mariana Moran; FRANCO, Valdeni Soliani. O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores de matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 18, n. 34, p.205-234, dez. 2010. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. São Paulo: Penso, 2014. 154 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=lang_pt&id=mBazCAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=aprendizagem+baseada+em+projetos&ots=Ak2BJRjVBX&sig=jD9jH2RT4HqA3jRmEeHB7-QUQ5s#v=onepage&q&f;=false>. Acesso em: 26 maio 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2000.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 2009.

GUEDES, Karine de Lima; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes. A Avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, [s.l.], v. 16, n. 1, p.71-100, 31 mar. 2015. ANGRAD. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/201/176 >. Acesso em: 02 jun 2017.

Índice de desenvolvimento da Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em 03 jun 2017.

KRULIK, Stephen; REYS Robert E. (orgs) A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

LOPES, Jairo de Araujo; ARAUJO, Elizabeth Adorno de. O Laboratório de Ensino de Matemática: Implicações na Formação de Professores. ZetetikÉ: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 15, n. 27, p.57-70, jun. 2007. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.

MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 261 p.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 236 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2353/TeseLRCR.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 maio 2017.

RODRIGUES, Disnah Barroso et al. Avaliação da aprendizagem no ensino médio: as concepções dos professores de física sobre o uso da observação e dos registros para avaliar. Educação em Debate, Fortaleza, v. 35-38, n. 66-71, p.70-82, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/72/35>.Acesso em: 29 maio. 2017.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. 204 p.

Published

2017-12-25

How to Cite

Silva de Novais Teixeira, D., Albano da Silva, N. J., Barbosa de Jesus, F., & dos Santos Cardoso, M. (2017). CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Human Sciences Journal - RCH, 10(2). https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo1