CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Danielle Silva de Novais Teixeira Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo - EEL-USP http://orcid.org/0000-0003-4578-8324
  • Neimar Juliano Albano da Silva UNITAU
  • Fabiana Barbosa de Jesus UNITAU
  • Magda dos Santos Cardoso UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo1

Palabras clave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Aprendizagem Baseada em Projetos, Protótipo.

Resumen

Resumo: Este trabalho tem como objetivo contextualizar a matemática e avançar no ensino, com o estímulo da criação de protótipos de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Foi desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual de Guaratinguetá/SP utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os alunos se organizaram em sete grupos. O desenvolvimento dos protótipos ocorreu nas aulas de matemática durante oito semanas. Os grupos escolheram um líder e um secretário. Os líderes e secretários foram alterados durante o desenvolvimento do projeto, conforme a rotatividade sugerida pela metodologia ABP. Cada grupo criou um protótipo do espaço físico para o (LEM). Os grupos utilizaram softwares e aplicativos de design para a construção dos protótipos, fizeram cotação de preços dos materiais para a montagem do laboratório e montaram aulas expositivas em slides para a apresentação do projeto.  A aplicação da metodologia da ABP possibilitou o desenvolvimento do trabalho em equipe e o engajamento dos alunos acerca da resolução do problema proposto.

 

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Aprendizagem Baseada em Projetos; Protótipo.

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Biografía del autor/a

Danielle Silva de Novais Teixeira, Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo - EEL-USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências - EEL-USP

Citas

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Publicado

2017-12-25

Cómo citar

Silva de Novais Teixeira, D., Albano da Silva, N. J., Barbosa de Jesus, F., & dos Santos Cardoso, M. (2017). CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De Ciencias Humanas, 10(2). https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo1