Relação entre Teoria e Prática: Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais na Modalidade à Distância
Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Práticas em Artes Visuais.Resumo
Considerando que toda prática educativa consiste também em uma prática comunicativa, este artigo é resultado de uma investigação sobre a arquitetura dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de três Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que oferecem curso superior de Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade à distância. Quanto aos materiais e métodos, a investigação se deu por meio de pesquisa exploratória e de conteúdo, com utilização de materiais educativos disponíveis nos AVA. O referencial teórico consiste em publicações referentes aos estudos da Semiótica da Cultura, da Teoria Geral dos Sistemas – a partir das concepções de Lotman (1999) e Beatalanffy (1977) – e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase para o Design Instrucional. Os resultados apontam que as práticas interativas do ato de ensinar a ensinar arte não são favorecidas, devido aos desvios técnico-pedagógicos. Decorrente dessa percepção, fazem-se necessárias propostas contínuas de arquitetura, por meio do design instrucional, para que haja o atendimento equilibrado e efetivo aos usuários que representam o contexto plural e mestiço brasileiro.
Metrics
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.