Relação entre Teoria e Prática: Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais na Modalidade à Distância

Autores/as

  • Eliane Freire de Oliveira Universidade de Taubaté, Brasil
  • Vânia de Moraes Universidade de Taubaté, Brasil

Palabras clave:

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Práticas em Artes Visuais.

Resumen

Considerando que toda prática educativa consiste também em uma prática comunicativa, este artigo é resultado de uma investigação sobre a arquitetura dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de três Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que oferecem curso superior de Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade à distância. Quanto aos materiais e métodos, a investigação se deu por meio de pesquisa exploratória e de conteúdo, com utilização de materiais educativos disponíveis nos AVA. O referencial teórico consiste em publicações referentes aos estudos da Semiótica da Cultura, da Teoria Geral dos Sistemas – a partir das concepções de Lotman (1999) e Beatalanffy (1977) – e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase para o Design Instrucional. Os resultados apontam que as práticas interativas do ato de ensinar a ensinar arte não são favorecidas, devido aos desvios técnico-pedagógicos. Decorrente dessa percepção, fazem-se necessárias propostas contínuas de arquitetura, por meio do design instrucional, para que haja o atendimento equilibrado e efetivo aos usuários que representam o contexto plural e mestiço brasileiro.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliane Freire de Oliveira, Universidade de Taubaté, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação, professora do curso de Comunicação Social da Universidade de Taubaté e docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Vânia de Moraes, Universidade de Taubaté, Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC/SP, atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Taubaté, lecionando nos Cursos de Pós-Graduação e de Graduação, nas áreas de Comunicação, Estética e Arte. Coordena o Curso de Artes Visuais EAD - da Universidade de Taubaté

Publicado

2014-07-14

Cómo citar

Freire de Oliveira, E., & de Moraes, V. (2014). Relação entre Teoria e Prática: Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais na Modalidade à Distância. Revista De Ciencias Humanas, 7(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/120