A disseminação de conhecimento como contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional
Palavras-chave:
Conhecimento, Disseminação, DesenvolvimentoResumo
Reconhecendo a importância das avaliações sistêmicas como oportunidade Este estudo se propôs identificar se os conhecimentos oferecidos em programas de treinamento e formação no contexto organizacional de uma multinacional, quando disseminados, contribuem com o desenvolvimento humano dos profissionais que aí atuam. A familiaridade da pesquisadora com os processos de gestão de pessoas aguçaram seu interesse em estudar os caminhos que favorecem o desenvolvimento do ser humano no ambiente de trabalho. A pesquisa realizou-se em uma empresa metalúrgica situada no Vale Paraíba que investe em treinamentos e programas de formação de forma considerável. A fundamentação deste estudo ocorreu por meio das contribuições trazidas pela Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (1996), pela visão sócio-interacionista dos estudos de Vygotsky (1984) e, especialmente, sob a interpretação do conceito de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997). Pesquisa qualitativa, embasada pelo método dedutivo, de caráter descritiva e exploratória. Fez-se uso de entrevista semi-estruturada para coleta de dados. Foram convidados a participar da pesquisa 10 sujeitos, organizados em grupos assim distribuídos: 2 gerentes, 2 líderes e 6 operadores de uma das áreas, selecionados entre os que realizaram a maior carga horária de treinamentos no período de outubro a dezembro de 2010. Os resultados obtidos demonstraram que a organização, apesar de ter oportunidades de melhorar seu processo de disseminação, exercita o ato de disseminar os conhecimentos. Considera-se tal procedimento de extrema importância para os resultados do negócio e desenvolvimento dos trabalhadores que atuam na empresa, pois a aquisição de conhecimento contribui com o desenvolvimento das pessoas em seus diversos papéis e contextos.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.