Formação inicial e continuada do docente no contexto da Educação do Campo a partir do protagonismo dos movimentos sociais do campo
Palavras-chave:
Formação Inicial, Movimentos Sociais do Campo, Educação do CampoResumo
Este artigo é parte adaptada da pesquisa em construção para a dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, realizado na Universidade de Taubaté, na linha de pesquisa que se dedica aos estudos sobre a formação e suas relações com o conceito de identidade. A presente investigação trata-se, pois, de uma pesquisa bibliográfica, cujo propósito primordial é apresentar uma articulação entre as bases conceituais e epistemológicas que dão visibilidade à importante e atual temática da formação profissional de professores, especialmente os programas de formação inicial ofertados pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO, no Estado do Pará. Aborda o tema a partir de um modesto recorte sobre as diferentes experiências desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo que foram se constituindo em um movimento pedagógico de Educação do Campo no Brasil, e que, dessa forma, contribuíram com princípios político-metodológicos, tanto para o debate nacional sobre a educação nos espaços rurais, quanto para a elaboração de políticas públicas de formação de professores do campo para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.