ANÁLISIS DE ENTREVISTAS EN INVESTIGACIÓN CUALITATIVA CON SOFTWARE IRAMUTEQ
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a811Palabras clave:
Metodología de la investigación, Investigación en Educación, Iramuteq, EntrevistasResumen
El objetivo de este artículo es explicar una propuesta de análisis en investigación cualitativa que utiliza la entrevista como instrumento de recolección de datos y el software Iramuteq en su proceso inicial de tratamiento. Con base en los supuestos que involucran el análisis cualitativo, este estudio presenta el proceso de análisis realizado en catorce tesis de maestría, defendidas entre 2017 y 2021 en la Maestría en Educación y Desarrollo Humano de la Universidad de Taubaté-SP. Se presentan los procedimientos para transcribir las entrevistas y prepararlas para su tratamiento en el software, así como las propuestas de análisis considerando los resultados derivados de Word Cloud, Dendrogram, Correspondence Factor Analysis, Rapport, Class Archives y Corpus Coleur.
Métricas
Citas
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. (L.A. Reto & A. Pinheiro, Trad.), Edições 70, LDA.
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2002). Pesquisa com texto, imagem e som: um manual prático. (P.A.Guareschi, Trad.). Vozes.
Berger, P. L., & Luckman, T. (2004). A Construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. (F. S. Fernandes, Trad.). Vozes.
Bonine, A. R. B. (2021). Representações sociais de alunos e professores do Ensino Médio sobre avaliação [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Adriana-Raquel-Baldessini-Bonine.pdf
Camargo, B.V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - UFSC.
http://www.Iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.
https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf
Carvalheira, A. V. V. (2019). Escola em área de risco ambiental: o que dizem professores e alunos [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/a/Adriana-Valeria-Vargas-Carvalheira.pdf
Chizotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Vozes.
Dias, V. C. (2021). Inovações Pedagógicas e Práticas Educativas de professores do Ensino Fundamental e Médio [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Vanessa-Cristina-Dias.pdf
Fernandes, V. G. (2018). Conselho Participativo de Classe: um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisão na escola [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/a/Vanessa-Gabriela-Fernandes.pdf
Fernando, R. J. (2018). A percepção de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/b/Renato-Jose-Fernando.pdf
Furtado, D. R. P. (2021). África na sala de aula: práticas nas narrativas de professores de História [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Deni-Ribeiro-Prado-Furtado.pdf
Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: está é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. 26(2), 201-210.
https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?lang=pt
Marconi, M. A., & Lakatos, E.M. (2003). Fundamentos da metodologia científica. Atlas.
Oliveira, S. A. (2020). Inovações Pedagógicas em Instituições Militares relacionadas ao desenvolvimento dos conceitos da Educação 4.0 [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2020/Stenio-Augusto-de-Oliveira.pdf
Nassif, V. P. (2019). Conflitos vividos por crianças: memórias, percepções e intervenções de professoras dos Anos Iniciais da Educação Básica [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mdh/b/Vanessa-Pinheiro-Nassif.pdf
Pires, H. X. (2021). Representações Sociais da aprendizagem musical para alunos, professores e gestores: um talento ou um direito? [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].
Salgado, P. A. D. (2017). Escola, Currículo e Interdisciplinaridade: um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de Educação Básica [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2015/dissertacoes/mpe/Priscila-Aparecida-Dias-Salgado.pdf
Santos, A. C. (2021). Práticas Interdisciplinares na escola: um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].
Santos, L. A. (2018). Projetos Interdisciplinares a partir do uso das TIC: desafios e possibilidades na percepção dos professores [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/b/Leonardo-Alex-dos-Santos.pdf
Silva, D. S. (2019). O que as crianças da Educação Infantil dizem sobre a escola: sob a perspectiva do brincar [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/b/Deide-Santos-Silva.pdf
Val, V. L. (2021). Desafios da Gestão Escolar na perspectiva de Diretores de Ensino Médio [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Virgilio-Lisboa-do-Val.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.