INTERVIEW ANALYSIS IN QUALITATIVE RESEARCH WITH IRAMUTEQ SOFTWARE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a811

Keywords:

Research Methodology, Research in Education, Iramuteq, Interviews

Abstract

The aim of this article is to explain an analysis proposal in qualitative research that uses interviews as an instrument for data collection and the Iramuteq software in its initial treatment process. Based on the assumptions that involve qualitative analysis, this study presents the analysis process carried out in fourteen master's dissertations, defended between 2017 and 2021 under the Masters in Education and Human Development at the University of Taubaté-SP. The procedures for transcribing the interviews and preparing them for treatment in the software are presented, as well as the analysis proposals considering the results arising from Word Cloud, Dendrogram, Correspondence Factor Analysis, Rapport, Class Archives and Corpus Coleur.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté, do Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. Atua também como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino Híbrido da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade – ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

References

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. (L.A. Reto & A. Pinheiro, Trad.), Edições 70, LDA.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2002). Pesquisa com texto, imagem e som: um manual prático. (P.A.Guareschi, Trad.). Vozes.

Berger, P. L., & Luckman, T. (2004). A Construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. (F. S. Fernandes, Trad.). Vozes.

Bonine, A. R. B. (2021). Representações sociais de alunos e professores do Ensino Médio sobre avaliação [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Adriana-Raquel-Baldessini-Bonine.pdf

Camargo, B.V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - UFSC.

http://www.Iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.

https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf

Carvalheira, A. V. V. (2019). Escola em área de risco ambiental: o que dizem professores e alunos [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/a/Adriana-Valeria-Vargas-Carvalheira.pdf

Chizotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Vozes.

Dias, V. C. (2021). Inovações Pedagógicas e Práticas Educativas de professores do Ensino Fundamental e Médio [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Vanessa-Cristina-Dias.pdf

Fernandes, V. G. (2018). Conselho Participativo de Classe: um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisão na escola [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/a/Vanessa-Gabriela-Fernandes.pdf

Fernando, R. J. (2018). A percepção de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/b/Renato-Jose-Fernando.pdf

Furtado, D. R. P. (2021). África na sala de aula: práticas nas narrativas de professores de História [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Deni-Ribeiro-Prado-Furtado.pdf

Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: está é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. 26(2), 201-210.

https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?lang=pt

Marconi, M. A., & Lakatos, E.M. (2003). Fundamentos da metodologia científica. Atlas.

Oliveira, S. A. (2020). Inovações Pedagógicas em Instituições Militares relacionadas ao desenvolvimento dos conceitos da Educação 4.0 [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2020/Stenio-Augusto-de-Oliveira.pdf

Nassif, V. P. (2019). Conflitos vividos por crianças: memórias, percepções e intervenções de professoras dos Anos Iniciais da Educação Básica [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mdh/b/Vanessa-Pinheiro-Nassif.pdf

Pires, H. X. (2021). Representações Sociais da aprendizagem musical para alunos, professores e gestores: um talento ou um direito? [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].

Salgado, P. A. D. (2017). Escola, Currículo e Interdisciplinaridade: um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de Educação Básica [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2015/dissertacoes/mpe/Priscila-Aparecida-Dias-Salgado.pdf

Santos, A. C. (2021). Práticas Interdisciplinares na escola: um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].

Santos, L. A. (2018). Projetos Interdisciplinares a partir do uso das TIC: desafios e possibilidades na percepção dos professores [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté].https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mpe/b/Leonardo-Alex-dos-Santos.pdf

Silva, D. S. (2019). O que as crianças da Educação Infantil dizem sobre a escola: sob a perspectiva do brincar [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/b/Deide-Santos-Silva.pdf

Val, V. L. (2021). Desafios da Gestão Escolar na perspectiva de Diretores de Ensino Médio [Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté]. https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Virgilio-Lisboa-do-Val.pdf

Published

2021-12-24

How to Cite

Aranha de Souza, M., & Marcondes Bussolotti, J. (2021). INTERVIEW ANALYSIS IN QUALITATIVE RESEARCH WITH IRAMUTEQ SOFTWARE. Human Sciences Journal - RCH, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a811

Issue

Section

Original Article

Most read articles by the same author(s)