ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE A PANDEMIA (2021):

o que pensam e as perspectivas de futuro da profissão

Autores

  • Mariana Aranha de Souza Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Dalete de Souza Maia Vicentini Centro Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0003-2765-8462
  • Gladis Camarini Centro Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0003-4536-9699
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas.

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a866

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Pedagogia, Inserção Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o que estudantes de Pedagogia, que estavam cursando a graduação em 2021 no período da pandemia da COVID-19, pensam sobre a profissão e sobre a sua inserção profissional. A metodologia adotada foi um estudo de campo do tipo survey exploratório-descritivo, cujos participantes foram 40 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região do Sul de Minas Gerais, matriculados no Curso de Licenciatura em Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário online, aplicado no ano de 2021. Os resultados revelaram uma maior participação de estudantes matriculados nos últimos semestres do curso, com preponderância de idade inferior a 30 anos e que se tornavam os primeiros de sua família a concluírem o ensino superior. São estudantes que auxiliam na composição da renda familiar, que possui, em média, até 4 salários-mínimos. Os estudantes possuem uma compreensão positiva sobre a profissão, percebendo-a como instrumento de mudança social e que podem ser bem remunerados, ainda que entendam que é uma atividade árdua. Ao mesmo tempo, têm como representação de um bom professor, aquele que domina o conhecimento, que é mediador, flexível e que sabe escutar seus alunos. Gostariam de iniciar a atividade profissional na docência da educação infantil, concomitantemente com os estudos em nível de pós-graduação, quer seja lato ou stricto sensu. Por fim, declararam que se sentiam realizados com a escolha pelo curso e mantinham-se com sentimentos positivos em relação a inserção profissional.

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Biografia do Autor

Dalete de Souza Maia Vicentini, Centro Universitário do Sul de Minas

Pedagoga e Mestranda do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT – Diplôme de Recherche de lINSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário UNIS-MG. Professora aposentada e colaboradora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (área Construção) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, do FAEPEX-Unicamp. Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. 

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Aranha de Souza, M., de Souza Maia Vicentini, D., Camarini, G., & Ribeiro, S. L. S. (2022). ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE A PANDEMIA (2021):: o que pensam e as perspectivas de futuro da profissão. Revista Ciências Humanas, 15(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a866

Edição

Seção

Artigo Original