ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DURANTE A PANDEMIA (2021):
o que pensam e as perspectivas de futuro da profissão
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a866Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Pedagogia, Inserção ProfissionalResumo
O objetivo deste artigo é compreender o que estudantes de Pedagogia, que estavam cursando a graduação em 2021 no período da pandemia da COVID-19, pensam sobre a profissão e sobre a sua inserção profissional. A metodologia adotada foi um estudo de campo do tipo survey exploratório-descritivo, cujos participantes foram 40 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região do Sul de Minas Gerais, matriculados no Curso de Licenciatura em Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário online, aplicado no ano de 2021. Os resultados revelaram uma maior participação de estudantes matriculados nos últimos semestres do curso, com preponderância de idade inferior a 30 anos e que se tornavam os primeiros de sua família a concluírem o ensino superior. São estudantes que auxiliam na composição da renda familiar, que possui, em média, até 4 salários-mínimos. Os estudantes possuem uma compreensão positiva sobre a profissão, percebendo-a como instrumento de mudança social e que podem ser bem remunerados, ainda que entendam que é uma atividade árdua. Ao mesmo tempo, têm como representação de um bom professor, aquele que domina o conhecimento, que é mediador, flexível e que sabe escutar seus alunos. Gostariam de iniciar a atividade profissional na docência da educação infantil, concomitantemente com os estudos em nível de pós-graduação, quer seja lato ou stricto sensu. Por fim, declararam que se sentiam realizados com a escolha pelo curso e mantinham-se com sentimentos positivos em relação a inserção profissional.
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