Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência

Autores/as

  • Rozemara Cabral Mendes de Carvalho
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Palabras clave:

Profissão Docente. Desvalorização. Idealização. Identidade Profissional.

Resumen

Reconhecendo que o professor ao ensinar, coloca-se, não apenas como profissional, mas também como pessoa, parece necessário conhecer a subjetividade daqueles que estão regendo o processo de ensino. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções acerca da profissão docente, com ênfase na percepção da valorização e na idealização profissional, e como estas se configuram dentro do processo de construção da identidade dos professores. A análise é fruto de uma pesquisa realizada em 2010 junto a licenciandos de um curso de Pedagogia. Observou-se que na concepção dos sujeitos de pesquisa a profissão docente é percebida como uma atividade de baixo status e desvalorizada, bem como se identificou uma tendência a idealização, já que descreverem a profissão como um sacerdócio. A análise dos dados aponta para necessidade de políticas públicas que valorizem a profissão docente.

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Biografía del autor/a

Rozemara Cabral Mendes de Carvalho

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Carvalho, R. C. M. de, & Chamon, E. M. Q. de O. (2013). Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência. Revista De Ciencias Humanas, 6(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/60

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