Representação Social de liderança: um estudo com gestoras de uma instituição educacional
Palabras clave:
Liderança, Mulheres, Gestoras, Representações sociais, GêneroResumen
As mudanças ocorridas nas últimas décadas estabeleceram uma nova forma de relacionamento entre os seres humanos. Cada vez mais as mulheres mais deixam a esfera privada do lar para ocuparem um lugar na sociedade, a esfera pública, e impõe-se a necessidade de conhecer como elas representam seus papéis, agem como líderes, organizam seu cotidiano e o que as levou a assumir o papel de liderança nas organizações. Este trabalho procurou, na perspectiva de gênero, identificar as representações sociais de liderança de mulheres, em uma Instituição Educacional de Ensino Técnico e Superior. Foram realizadas entrevistas com 20 gestoras de unidades operacionais que compõem o Departamento Regional do Estado de São Paulo. Os dados coletados durante as entrevistas foram submetidos à análise conteúdo, por meio do software ALCESTE, com o intuito de identificar as categorias que dão forma ao objeto da representação, bem como compreender o contexto de formação das representações sociais. Em relação à gestão e liderança foi identificada a presença de elementos referentes a processos de gestão, condução de equipe, liderança, gênero e desenvolvimento de pessoas. Aparecem, ainda, temas relacionados à motivação, resultados, autonomia para o trabalho entre gerências e subordinados. Há, portanto, um contexto teórico importante no discurso das gestoras sobre liderança, gestão e gênero, e a continuidade das análises poderá contribuir para o aprimoramento da formação e para a compreensão das representações sociais sobre o trabalho feminino e as transformações da sociedade.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.