REAPROVEITAMENTO CONSCIENTE DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo21Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. Ensino de Ciências. Cidadania. SustentabilidadeResumen
Este estudo procurou investigar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP, no ensino de Ciências para a formação da cidadania, por meio da pesquisa-ação, partindo do seguinte problema: Como o ensino de ciências por meio de projetos contribui para a formação da cidadania, de forma especial, no que se refere à sustentabilidade? Para tanto, foi aplicada essa metodologia com 20 alunos, organizados em 5 grupos, da Educação de jovens e adultos, em uma escola municipal de São José dos Campos, com faixa etária entre 23 e 86 anos. Encontrou-se como resultados, avanço na aprendizagem dos alunos em relação ao conceito de sustentabilidade, o que não era percebido inicialmente. Os alunos construíram um fluxograma relacionando o conceito sustentabilidade com alimentação. Esta atividade permitiu que eles refletissem, promovendo uma sensibilização em relação à questão do desperdício de alimentos, buscando soluções para resolução do desperdício de alimentos em casa, na escola e na comunidade local. Com isso, elaboraram um caderno de receitas com sobras de alimentos, algumas dessas receitas foram testadas e degustadas em aula. Em Língua Portuguesa, os alunos tiveram conhecimento do gênero textual receita culinária, em Matemática, aprenderam a diferença entre unidades de medidas e em Ciências, além do conceito sustentabilidade, sua relação com a alimentação. Com isto, conclui-se que a ABP foi uma metodologia eficaz, pois auxilia no processo de formação da cidadania, compreensão do conceito de sustentabilidade e para o ensino de Ciências.
Métricas
Citas
ALVES, J. F. Ética cidadania e trabalho: reflexões e atividades para uma prática efetiva. São Paulo: Copidart Editora, 2002.
ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Docência em formação. Ensino fundamental, 2002.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Notícias. Projeto pretende reduzir desperdício anual de 26 milhões de toneladas de alimentos. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/projeto-pretende-reduzir-desperdicio-anual-de-26-milhoes-de-toneladas-de-alimentos >. Acesso em 24 de jun. 2017.
CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
FREITAS, E. S. M.; GOMES, A. A.; BARCELOS, F. P.; BICALHO, R. S. O Trabalho de Campo como estratégia pedagógica no ensino de jovens e adultos. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
HAMZE, A. Andragogia e a arte de ensinar aos adultos. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/andragogia.htm >. Acesso em 06 de jun. 2017.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007, 87p.
MARTINS, J. S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Autores Associados, 2007.
MONTALDE, D. Capital Natural: Como combater o desperdício de alimentos. Disponível em: < https://www.akatu.org.br/akatu-na-midia/capital-natural-como-combater-o-desperdicio-de-alimentos/ > Acesso em 06. de jun. 2017.
PACIEVITCH, T. Educação de Jovens e Adultos. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/de-jovens-e-adultos/>. Acesso em 05 de jun. 2017.
SANTOS, P. O.; BISPO, J. S.; OMENA, M. L. R. A. O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA-Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005.
SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-466, set. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.