REAPROVEITAMENTO CONSCIENTE DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo21Keywords:
Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. Ensino de Ciências. Cidadania. SustentabilidadeAbstract
Este estudo procurou investigar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP, no ensino de Ciências para a formação da cidadania, por meio da pesquisa-ação, partindo do seguinte problema: Como o ensino de ciências por meio de projetos contribui para a formação da cidadania, de forma especial, no que se refere à sustentabilidade? Para tanto, foi aplicada essa metodologia com 20 alunos, organizados em 5 grupos, da Educação de jovens e adultos, em uma escola municipal de São José dos Campos, com faixa etária entre 23 e 86 anos. Encontrou-se como resultados, avanço na aprendizagem dos alunos em relação ao conceito de sustentabilidade, o que não era percebido inicialmente. Os alunos construíram um fluxograma relacionando o conceito sustentabilidade com alimentação. Esta atividade permitiu que eles refletissem, promovendo uma sensibilização em relação à questão do desperdício de alimentos, buscando soluções para resolução do desperdício de alimentos em casa, na escola e na comunidade local. Com isso, elaboraram um caderno de receitas com sobras de alimentos, algumas dessas receitas foram testadas e degustadas em aula. Em Língua Portuguesa, os alunos tiveram conhecimento do gênero textual receita culinária, em Matemática, aprenderam a diferença entre unidades de medidas e em Ciências, além do conceito sustentabilidade, sua relação com a alimentação. Com isto, conclui-se que a ABP foi uma metodologia eficaz, pois auxilia no processo de formação da cidadania, compreensão do conceito de sustentabilidade e para o ensino de Ciências.
Metrics
References
ALVES, J. F. Ética cidadania e trabalho: reflexões e atividades para uma prática efetiva. São Paulo: Copidart Editora, 2002.
ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Docência em formação. Ensino fundamental, 2002.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Notícias. Projeto pretende reduzir desperdício anual de 26 milhões de toneladas de alimentos. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/projeto-pretende-reduzir-desperdicio-anual-de-26-milhoes-de-toneladas-de-alimentos >. Acesso em 24 de jun. 2017.
CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
FREITAS, E. S. M.; GOMES, A. A.; BARCELOS, F. P.; BICALHO, R. S. O Trabalho de Campo como estratégia pedagógica no ensino de jovens e adultos. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
HAMZE, A. Andragogia e a arte de ensinar aos adultos. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/andragogia.htm >. Acesso em 06 de jun. 2017.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007, 87p.
MARTINS, J. S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Autores Associados, 2007.
MONTALDE, D. Capital Natural: Como combater o desperdício de alimentos. Disponível em: < https://www.akatu.org.br/akatu-na-midia/capital-natural-como-combater-o-desperdicio-de-alimentos/ > Acesso em 06. de jun. 2017.
PACIEVITCH, T. Educação de Jovens e Adultos. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/de-jovens-e-adultos/>. Acesso em 05 de jun. 2017.
SANTOS, P. O.; BISPO, J. S.; OMENA, M. L. R. A. O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA-Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005.
SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-466, set. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.