O LEVANTAMENTO DOS STAKEHOLDERS DE UMA BIBLIOTECA: O CASE DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a287Palabras clave:
Biblioteca. Stakeholders. Comunicação dirigida. Estudo de caso.Resumen
O presente artigo tem como foco as bibliotecas, de natureza pública ou privada, abertas gratuitamente ao público e com acervo circulante para empréstimo de livros, e visa levantar os stakeholders básicos de uma biblioteca – incluindo, além dos usuários, aqueles identificados como público interno, membros da comunidade onde se insere a instituição, órgãos governamentais os quais possam influenciar as atividades da biblioteca, meios de comunicação, fornecedores de bens e serviços inerentes ao funcionamento do espaço cultural, dentre outros – e apresentar linhas gerais para o relacionamento com estes, com vistas a promover o estreitamento da relação entre o espaço cultural e os seus diversos públicos. Este trabalho vale-se do recurso metodológico do estudo de caso com a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, de João Pessoa, com vistas a descortinar, na prática, a aplicação e/ou identificação dos elementos e recursos discorridos no desenvolvimento do paper.Métricas
Citas
DAYCHOUW, Merhi. 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007. 245 p.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge & BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. P. 62-83.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas – processo, funções, tecnologia e estratégias. 2ª Ed. São Paulo: Summus, 2003. 394 p.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. Secretaria de Educação. Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos. João Pessoa, 2014. Folder.
MARCONI, Joe. Relações públicas – o guia completo. Trad. Anna Maria Dalle Luche. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 211 p.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2002. 116 p.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Cristhian Matheus Herrera. 5º Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.