Tópicos sobre as faculdades de agendamento e influência dos veículos de comunicação no meio social

Autores

  • Tiago Eloy Zaidan Faculdade Joaquim Nabuco (Recife-PE) e Escola Superior de Marketing – ESM/FAMA (Recife-PE).

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a169

Palavras-chave:

1. Meios de comunicação de massa. 2. Processos sociais da comunicação. 3. Teoria do Agendamento. 4. Comunicação e educação.

Resumo

Os meios de comunicação de massa auxiliam a formação de opiniões e pautam os assuntos que as pessoas debaterão. A sociedade depende dos meios para obter informações que vão além do limitado ciclo de convivência de seus membros. Além da faculdade de legitimação, a mídia atua como mediadora entre as experiências coletivas e as individuais, contribui com a atividade do consumo, integra um novo conjunto de instituições produtoras e emissoras de sentido nas sociedades modernas e ocupa o posto de arena dos debates políticos. Fornece ainda um entretenimento que abstrai ao passo que arrefece possível esforço por uma transformação da realidade. O poder dos detentores dos veículos emissores de bens simbólicos é maior na medida em que as posses de tais instituições são limitadas a poucos membros da sociedade, sendo as suas diretrizes éticas, algumas vezes, subordinadas a conveniências político-econômicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Eloy Zaidan, Faculdade Joaquim Nabuco (Recife-PE) e Escola Superior de Marketing – ESM/FAMA (Recife-PE).

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco; graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas; coautor do livro “Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos (organizado por Marco Mondaini, Ed. Universitária da UFPE, 2013) e professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Joaquim Nabuco (Recife, PE) e da Escola Superior de Marketing (Recife, PE).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Eloy Zaidan, T. (2015). Tópicos sobre as faculdades de agendamento e influência dos veículos de comunicação no meio social. Revista Ciências Humanas, 8(1), 60-69. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a169