Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos

Autores/as

  • Adriana Mascarette Labinas Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté
  • Elisa Mitusko Aoyama Instituto de Botânica

Resumen

Para o ensino do tema Insetos, o apoio do material didático tem sido amplamente utilizado, entretanto é necessário um olhar mais rigoroso acerca das informações transmitidas por meio dele, pois nem sempre são veiculadas com fidedignidade. Um outro recurso que incrementa o processo ensino-aprendizagem é a utilização do concreto para observações e transformações dos animais. Este artigo revela que um material concreto, de uso cotidiano pelos estudantes, é capaz de suscitar informações que provoquem conflito cognitivo, estímulo à criação de hipóteses, e ao mesmo tempo estabelecer relações com o conteúdo. Considera o papel do professor de suma importância nesse desenvolvimento e o chama à responsabilidade de dar ao ensino de Ciências uma abordagem mais integrada entre o que se observa e o que se pensa acerca da importância dos insetos no meio ambiente.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Mascarette Labinas, Universidade de Taubaté

Ciências Agrárias

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté

Pedagogia

Elisa Mitusko Aoyama, Instituto de Botânica

Pós-graduação em “Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente”, São Paulo

Publicado

2010-06-11

Cómo citar

Labinas, A. M., Calil, A. M. G. C., & Aoyama, E. M. (2010). Experiências concretas como recurso para o ensino sobre insetos. Revista De Ciencias Humanas, 3(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/233

Número

Sección

Artículo original